força, mais vida e mais confiança. Associado a essas comemorações como membro da mesma família, o Brasil esteve presente pelo seu magistrado supremo, a cujo afecto por Portugal é justo deixar aqui uma prova de reconhecimento e sentida homenagem.

Que a sombra do Infante e da «ínclita geração» a que pertencem continue a ser para nós um paládio, um modelo a que busquemos compor as nossas atitudes e uma fonte de inspiração de grandes e nobres acções.

Não é meu propósito passar aqui em revista os acontecimentos do interregno parlamentar. Os que refiro são os que de qualquer maneira podem ser de fecunda influição ou reflectir-se na nossa actividade parlamentar. E, neste espírito, eu aludiria à medida de clemência ultimamente decretada. Tal como saiu, e mais pela intenção que a ditou, ela foi oportuna e deve ter concorrido eficazmente para o desanuviamento da atmosfera e tranquilidade geral.

Meus Senhores: há três anos que aqui nos esnontramos, convivemos e nos ocupamos de alguns problemas sérios e importantes tarefas da Nação.

É possível que a nossa acção e as nossas deliberações tenham, às vezes, despertando vivas reacções nalguns sectores da Opinião. É possível; é natural. Nem os nossos juízos nem os alheios gozam do Dom da infantilidade. Uma coisa, porém, é certa: é que eles partem de um estudo sério e da nobre e pura intenção de servir o regime e o país. É nesta certeza e neste propósito que a Assembleia Nacional vai iniciar a sua 4.ª sessão legislativa.

A próxima sessão será na Quarta-feira, 30 do corrente, e será destinada exclusivamente à definição da atitude da Assembleia nacional em face das atitudes da O.N.U. quanto às nossas províncias ultramarinas.

Está encerrada a sessão.

Eram 18 horas e 5 minutos.

Srs. deputados que faltaram á sessão:

Agnelo Ornelas do rego.

Alberto Carlos de Figueiredo Franco Falcão.

Alberto Henriques de Araújo.

Alberto Pacheco Jorge.

Américo da Costa Ramalho.

António Pereira de Meireles Rocha Lacerda.

Artur Águedo de Oliveira.

Augusto Serpa do Rosário Noronha.

João da Assunção da cunha Valença.

Joaquim Mendes do Amaral.

Jorge pereira Jardim.

José Soares da Fonseca.

Luís Tavares Neto Sequeira de Medeiros.

Manuel Cerqueira Gomes.

Manuel Homem Albuquerque Ferreira.

Manuel Maria de Lacerda de Sousa Aroso.

D. maria Irene Leite da Costa.

D. Maria Margarida Craveiro Lopes dos Reis.

Purxotoma Ramanata Quenin.

Ramiro machado Valadão.

Sebastião Garcia Ramires.