rente, com o fim de se formular uma primeira estimativa sobre a evolução da actividade industrial em 1960. Mesmo tendo em conta os baixos níveis em que se têm situado os índices de produção das indústrias extractivas, foi sensível a melhoria alcançada na média do 1.º semestre do ano em curso em relação à do mesmo período de 1959 - 4 pontos. No entanto, como se pode observar pelo quadro seguinte, a referida média em 1960 é ainda ligeiramente inferior à alcançada nos primeiros seis meses de 1958.

índices de produção das indústrias extractivas (a)

(Base: 1953)

(a) A amostra utilizada e baseada nas produções de carvão, estanho o volfrâmio e pirites.

(b) Médias aritméticas dos índices mensais.

A melhoria obtida no ano em. curso parece poder atribuir-se ao aumento das produções de pirites e de minérios de volfrâmio, dado que a produção de carvão sofreu de novo uma ligeira contracção. Da comparação das médias trimestral e semestral dos respectivos índices de produção pode facilmente concluir-se que a indústria de alimentação e bebidas tem vindo a registar, nos três últimos anos, uma sensível expansão da sua actividade.

índices de produção das indústrias de alimentação e bebidas (a)

(Base: 1953)

(a) A amostra utilizada é baseada na produção das indústrias de conservas de peixe, moagem de farinhas espoadas, refinação de açúcar, massas alimentícias e cerveja.

(b) Médias aritméticas dos índices mensais.

Para o acréscimo do índice de produção nos primeiros seis meses de 1960 contribuíram todas as indústrias componentes da amostra, sendo, no entanto, de destacar a produção de cerveja, que acusou, no período em referência, um aumento de cerca de 36 por cento.

Em relação à indústria de conservas de peixe, cumpre assinalar que a acentuada quebra das quantidades exportadas no decurso deste ano parece não ter exercido uma influência decisiva nas expectativas da produção, porquanto esta registou, no período considerado e ,em comparação com igual período de 1959, um ligeiro acréscimo, talvez parcialmente determinado pela sensível valorização da tonelada média exportada.

Aliás, a esta valorização do preço médio de exportação também não deverá ser estranha, em certa medida, a, elevarão do valor da pesca desembarcada no continente.

De facto, e embora ainda não se disponha de elementos de informação relativos à pesca do bacalhau, os dados estatísticos referentes ao 1.º semestre de 1960 evidenciam variação positiva das quantidades e valores da pesca no continente em relação ao período homólogo do ano anterior.

No entanto, enquanto as quantidades pescadas aumentaram apenas 5 por cento, os correspondentes valores acusaram um acréscimo de 20 por cento, originando uma elevação da tonelada média pescada de 4353$ para 4995$.

Pesca desembarcada no continente (a)

(1.º semestre)

Nota. - Não inclui a pescado bacalhau.

Em relação à evolução das quantidades e valores do pescado nas diferentes zonas do País, importa assinalar que foi na zona centro, única que registou variação negativa das quantidades pescadas, que se verificou maior acréscimo do valor da tonelada pescada.

A previsão da evolução desta actividade para a totalidade do ano é, porém, muito difícil, não só dada a irregularidade do afluxo à nossa costa de certas espécies de peixes, mas também porque a produção do 2.º semestre é a mais preponderante no conjunto.

Por último, importa notar que, com o fim de criar II nossa indústria de conservas melhores condições de concorrência nos mercados externos, o Decreto n.º 42 959, de 2 de Maio de 1960, do Ministério das Finanças, autorizou a importação, sob regime de draubaque, de melvas frescas, utilizadas na laboração daquela indústria. O índice relativo à produção das indústrias de têxteis, vestuário e calçado nos seis primeiros meses de 1960 apresenta consideráveis progressos em relação ao índice relativo a igual período do ano anterior, acusando uma variação positiva de 29 pontos - cerca de 24 por cento.