no nosso comércio externo, foi nomeada, pela Portaria n.º 17 827, de 15 de Julho de 1960, uma comissão destinada a estudar o regime mais conveniente de aquisição da matéria-prima, a reestruturação da indústria destiladora e também a viabilidade económica, técnica e comercial de fabricar artigos ainda não produzidos no País utilizando como matéria-prima de base os produtos da gema de pinheiro, de forma a oferecer nos mercados externos mercadorias onde o trabalho nacional tenha maior participação. O índice médio das indústrias de produtos minerais não metálicos, que não tinha acusado qualquer variação de 1958 para 1959, apresentou este ano, em relação ao 1.º semestre do ano transacto, um acréscimo de 10 pontos.

índices de produção dos produtos minerais não metálicos (a)

(Base: 1953)

(a) A amostra utilizada e baseada nas produções de cerâmica de construção, vidro o artigos de vidro, porcelanas o faianças e cimento.

(b) Médias aritméticas dos índices mensais.

Com excepção das indústrias de vidro e artigos de vidro, todas as indústrias da amostra participaram na melhoria alcançada, devendo, no entanto, salientar-se a indústria dos Cimentos, que elevou consideràvelmente a sua produção neste 1.º semestre do ano, o que, pelo menos em parte, deve ser explicado pelo acréscimo de actividade da construção civil verificado no decurso de 1960. A avaliar pela evolução dos seus índices de produção, o sector das indústrias metalúrgicas, metalo-mecânicas e de material eléctrico sofreu, nos seis primeiros meses do ano corrente, uma acentuada contracção em relação aos níveis alcançados no mesmo período do ano anterior, tendo sido o único sector industrial em que se verificou tal comportamento.

índices de produção das indústrias metalúrgicas, metalomecânicas e de material eléctrico (a)

(Base: 1953)

(a) A amostra utilizada é baseada nas produções do indústrias de fundição do ferro e aço, fundição de metais não ferrosos, artigos do arame, parafusos, etc., o cabos e condutores eléctricos.

(b) Médias aritméticas dos Índices mensais.

Das indústrias que constituem a amostra deste sector de produção sómente a de artigos de arame, parafusos, etc., apresentou uma ligeira expansão, porquanto as restantes registaram acentuados decréscimos, particularmente nas indústrias da fundição de metais não ferrosos e cabos e condutores eléctricos, que acusaram variações de respectivamente, 54 e 10 por cento. Por fim, resta referir que em todos os meses do 1.º semestre de 1960 os índices de produção das indústrias transformadoras diversas foram superiores aos seus homólogos do ano transacto, o que veio a traduzir-se numa elevação de 2.2 pontos do índice médio semestral.

índices de produção das indústrias transformadoras diversas (a)

(a) A amostra utilizada é baseada nas produções das indústrias de tabaco, pasta para papel, papel e cartão e pneus e câmaras-de-ar.

(b) Médias aritméticas dos índices mensais.

Para esta melhoria contribuíram, de forma geral, todas as indústrias consideradas na amostra, pertencendo à produção de pneus e câmaras-de-ar o acréscimo mais destacado - cerca de 23 por cento. Da evolução sectorial apresentada, relativa ao 1.º semestre de 1960, resultou para o índice geral de produção industrial uma melhoria de 10 pontos no seu valor médio, como pode observar-se no quadro que a seguir se insere.