Por carência de elementos de informação, não se torna viável a apreciação da evolução de todas as actividades que compõem este conjunto durante o ano em curso. Nestas circunstâncias, sómente será possível apreciar o comportamento de algumas das actividades do sector, por só em relação a essas haver indicadores disponíveis. No grupo Electricidade, gás, água e serviços de saneamento assume especial significado na actividade económica nacional a produção de energia eléctrica, que, mais uma vez, registou sensível acréscimo, como se pode observar no quadro XVIII.

(b) Em milhões do kilowatts-hora.

Contudo, o acréscimo de 6 por cento verificado na electricidade produzida deve-se exclusivamente à produção de origem hidráulica, porquanto a térmica acusou uma diminuição de cerca de 32 por cento, o que tem, no entanto, pequeno significado no conjunto, dadas as reduzidas quantidades produzidas dê energia desta origem.

A este respeito valerá a pena referir que a participação da energia eléctrica de origem térmica no total de energia produzida tem vindo a diminuir de ano para ano, situando-se actualmente em cerca de 3 por cento.

Repartição por origens da energia eléctrica produzida

(1.º semestre)

47. Com excepção do movimento de navegação marítima, é de prever que o grupo dos Transportes e comunicações apresente em 1960 uma sensível melhoria, nomeadamente no que se refere à navegação aérea, que nos primeiros seis meses deste ano beneficiava de acréscimos de respectivamente, 20 e 17 por cento no número de passageiros-quilómetro e toneladas-quilómetro de mercadorias e correio transportados.

Verifica-se ainda que o número de passageiros-quilómetro transportados por camionagem, que no período homólogo do ano transacto tinha registado um pequeno decréscimo, acusou no 1.º semestre deste ano uma ligeira expansão. Os movimentos das câmaras de compensação e de letras descontadas, utilizados como indicadores da actividade comercial, apresentam, no período de Janeiro a Junho de 1960 e em comparação com igual período do ano anterior, acréscimos de 10 por cento no número de efeitos movimentados e de respectivamente, 12 e 10 por cento nos valores dos efeitos liquidados e descontados.

(b) Efeitos liquidados. Período Janeiro - Junho.

Parece, portanto, poder estimar-se para a actividade comercial - que, como se referiu, detém a participação mais importante no produto interno formado nos serviços - uma expansão ligeiramente superior à verificada no último ano.

rente, e a avaliar pelo número, de estrangeiros entrados No período de Janeiro a Setembro do ano cor-