em Portugal, a actividade turística nacional registou um acréscimo considerável em relação a igual período de 1959.

Efectivamente, segundo os elementos estatísticos apresentados pelo Secretariado Nacional da Informação, o número de visitantes estrangeiros aumentou de 18,3 por cento no período considerado, tendo ultrapassado os 289 milhares. Deste modo, dada a expansão prevista em relação a algumas das mais importantes actividades do sector, estima-se que o conjunto Energia eléctrica e serviços venha a apresentar no ano corrente uma taxa de crescimento relativamente superior à verificada em 1959.

Evolução do produto interno bruto em 1960 A avaliar pelo comportamento dos diferentes sectores de actividade económica nos primeiros meses (Io ano em curso, o processamento da formação do produto interno bruto em 1960 não deve afastar-se de forma sensível do verificado .em 1959.

De facto, com base nos elementos disponíveis, é de prever que o sector agrícola venha a registar, no seu conjunto, um valor acrescentado ligeiramente inferior ao verificado em 1959, pois, não obstante se esperar uma sensível contracção na agricultura e pecuária, parece legítimo admitir que a melhoria observada na silvicultura possa vir a atenuar, pelo menos em parte, aquele efeito.

Por outro lado, estima-se que as participações das indústrias extractivas e da pesca melhorem em escala apreciável em relação ao ano transacto, ao passo que o acréscimo do produto formado nas indústrias transformadoras não deva vir a ser substancialmente inferior ao registado em 1959.

Ainda a julgar pelos indicadores disponíveis, o sector da Energia eléctrica e serviços deve, no seu conjunto e para o corrente ano, apresentar uma taxa de crescimento relativamente superior à registada em 1959.

No total, estima-se que o produto interno bruto venha a apresentar em 1960 uma taxa de crescimento um pouco inferior à verificada em 1959, mas ainda assim superior à média dos últimos cinco anos.

Não devem, no entanto, esquecer-se as naturais reservas que a formulação de um juízo sobre a evolução do produto interno envolve quando sómente se dispõe de elementos provisórios relativos a uma parte do ano e, ainda, quando parte considerável da actividade económica não está satisfatoriamente coberta por informação estatística.

Aplicação do produto nacional A avaliar pelos elementos apresentados pelo Instituto Nacional de Estatística, o produto nacional bruto a preços de mercado beneficiou em 1959 de uma expansão de cerca de 2 500 000 contos, consideràvelmente superior à verificada no ano anterior - 942 000 contos -, e sendo, portanto, a mais elevada nos últimos anos.

(Em milhares de coutos)

Para este acréscimo do produto nacional contribuiu de forma preponderante o aumento verificado na procura interna, ao qual se juntou a considerável melhoria obtida no saldo das relações com o exterior.

Por seu turno, coube ao consumo, com nítida preponderância para as despesas em bens e serviços realizados pelo sector público, a participação mais acentuada na expansão da procura interna, enquanto o acréscimo observado no investimento proveio, na sua maior parte, da variação positiva da formação bruta de capital fixo do sector privado.

Além disso, a expansão das exportações de bens e serviços, conjugada com o decréscimo verificado nas importações, determinou a contracção de 1 036 000 contos experimentada pelo saldo negativo dos movimentos com o exterior. Como pode observar-se pelo quadro XXIII, as taxas de crescimento das componentes da procura interna em 1959 afastaram-se de forma mais ou menos sensível das registadas no ano anterior, bem como das taxas médias do último triénio.

(Preços de 1954)

Taxas de crescimento