derante os impostos directos e indirectos, cujo aumento, de 456 000 contos, foi responsável por cerca de 78 por cento do acréscimo total registado. E a evolução da cobrança destes impostos é tanto mais de evidenciar quanto é certo que representa taxas de crescimento consideràvelmente mais elevadas do que as anteriormente verificadas.
Com excepção das receitas provenientes do Domínio privado e dos Rendimentos de capitais, todos os outros capítulos contribuíram, em maior ou menor escala, para o acréscimo total.
No quadro LIV, que a seguir se inclui, apresentam-se elementos sobre o total das despesas públicas da administração central nos últimos cinco anos e sobre a relação entre estas despesas e o produto nacional bruto.
Como mostra a análise do referido quadro, o progressivo aumento que, de um modo geral, se tem verificado na importância relativa das despesas da administração central na despesa nacional tornou-se particularmente nítido no último triénio. A esta evolução não foi certamente alheia a participação crescente do sector público no esforço de desenvolvimento económico em que o País se encontra empenhado.
Administração central
(Em milhares de contos)
No decurso de 1959 as despesas da administração central elevaram-se a
11 581 000 contos, o que representa um acréscimo de 10,4 por cento, quase duplo do verificado no ano transacto. Merece, contudo, particular referência a importância preponderante que assumiram nesta evolução as importâncias despendidas através do Orçamento Geral do Estado. De facto, o total das despesas efectuadas pelos organismos de coordenação económica e organismos autónomos aumentou, no período em análise, apenas 1,6 por cento.
Por outro lado, de entre as despesas da administração central devem destacar-se, pela sua contribuição decisiva para o referido acréscimo, as realizadas com os serviços de defesa militar e de segurança e com o funcionamento dos serviços, cujas taxas de acréscimo foram quase quatro vezes superiores às registadas no ano anterior.
Todavia, deve salientar-se que este afrouxamento se deve exclusivamente ao decréscimo dos encargos com compensação em receita, uma vez que o aumento dos encargos efectivos do Tesouro em 1959 foi superior ao verificado no ano anterior.