meira, pois simplificou a quebra do coconote e evitou que o mesmo passasse para os territórios vizinhos a fim e ali sofrer o tratamento das britadeiras.

Segundo informação da província, já se encontravam montados, em fins de 1959, 45 postos de britagem, apetrechados com máquinas novas, estando já em curso a instalação de mais 15 máquinas.

Assim, e devido a esta criteriosa orientação, é que se verifica já um acréscimo sensível nas estatísticas da exportação.

Há, consequentemente, neste sector, um apreciável incremento da exploração das palmeiras espontâneas e um fomento de cultura de palmeiras seleccionadas, pois da actividade dos serviços agrícolas tia Guiné resultou a consecução de um viveiro com cerca de 30 000 palmeiras da Samatra, cuja introdução na província poderá aumentar ainda a produção e trará a vantagem de, pela menor altura dessas palmeiras, facilitar a exploração e, consequentemente, aumentar o rendimento de trabalho.

Resta dizer que, com o o bjectivo de conseguir-se uma maior amplitude da actividade agrícola, se tem também procurado atrair o interesse dos agricultores para outra» culturas, pois, como é subido, há na Guiné, por via de regra, tendência para uma monocultura rotineira, o que, como é evidente, traz grandes inconvenientes.

Assim, orientaram-se os trabalhos de experimentação da cultura de gergelim e de algodão em terrenos inadequados à cultura da mancarra e, durante 1959, fez-se uma distribuição de 15 t de semente pelos agricultores, com a garantia encorajadora de que teriam colocação para toda a colheita subsequente.

A cultura do algodão já era, todavia, praticada na província, mas a produção, por insignificante, apenas era aplicada numa indústria rudimentar de fiação, cujos produtos eram, em regra, para uso próprio.

Porém, na nova ordem de ideias, os resultados das primeiras tentativas efectuadas com a cultura do algodão são conducentes a um certo optimismo, podendo encarar-se com confiança o resultado a obter.

Segue-se um quadro dos destinos que, por territórios estatísticos, tiveram as exportações da província em cada um dos anos do quadriénio de 1956-1959:

Daqui se constata que a quase totalidade das exportações continuou em 1959 a ser absorvida pela metrópole, figurando, portanto, o estrangeiro e as restantes províncias ultramarinas em escala reduzida, embora, os fornecimentos aos segundos tenham em 1958 aumentado de cerca de 209 por cento em relação a 1957 e em 1959 cerca de 39 por cento em relação a 1958.

Eis, a terminar, um quadro dos principais consumidores dos produtos exportados pela Guiné em 1959, com a indicação dos respectivos valores em contos e tonelagem atingida:

Verifica-se que as exportações da Guiné para o estrangeiro se dirigem mais particularmente para a Alemanha, Holanda e Inglaterra e que, relativamente às províncias ultramarinas, é Cabo Verde quem mais consome os produtos guineenses. É escasso o número de unidades fabris existentes na Guiné, havendo, no entanto, que salientar, durante os anos de 1958 e 1959, o acréscimo de mais três que, pelo capital e especialidade, se revestem de certo valor.

As indústrias transformadoras dos produtos da terra continuam a ocupar a primazia num parque industrial que até há pouco tempo se apresentava modesto, mas que parece mostrar tendência para um apreciável desenvolvimento, não só pela preocupação e interesse que se nota haver, por parte dos industriais, em ampliar e valorizar as suas instalações, como também pelos constantes pedidos de concessão de alvarás para exploração de ramos já exercidos e de novas iniciativas. Finalmente, e partindo de elementos extractados da conta do Fundo cambial da província relativa ao período de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 1959, vejamos o que nos oferece a balança de pagamentos.

Eis um resumo da mencionada conta:

Daqui se verifica que a balança de pagamentos acusou no fim do ano de 1959 um saldo de 15 706 158$75, contra 28 872 991$57 em 1958, pelo que lhe foi inferior

em 13 166 832$82, pelo que é evidente que em 1958 o saldo da balança de pagamentos foi mais satisfatório do que em 1959, tendo, segundo informações da pro-