sições baixaram de 04,87 e 34 000 contos para 44,30 e 3000 contos, respectivamente.

Também foi bastante menor a saída de peixe seco, que baixou de 90 000 contos para 76 000 contos, e a de óleo de peixe, que de 35 000 contos passou para 21 000 contos.

Ambas as quebras foram de cerca de 14 000 contos, portanto, mas a relativa ao último produto foi proporcionalmente mais elevada: quase 40 por cento.

As vendas do óleo de peixe destinaram-se quase na totalidade à Alemanha e as de peixe seco ao antigo Congo Belga e a Moçambique.

Só as conservas de peixe registaram ligeiro aumento em relação ao ano anterior.

Finalmente, a concluir esta breve resenha sobre o comportamento dos principais produtos do quadro da exportação, referimos ainda que o açúcar voltou a registar novo decréscimo, isto porque tis vendas baixaram de 87 568 contos para 77 812 contos.

A metrópole adquiriu mais de 85 por cento do produto, e a restante quantidade destinou-se às outras províncias ultramarinas. Posto isto, e tal como fizemos para a importação, elaboramos a seguir um quadro que nos mostra a posição assumida pelos três agrupamentos territoriais, estatisticamente designados por «zonas de intercâmbio», como clientes dos produtos exportados por Angola:

Por aqui se vê que as exportações para o estrangeiro continuam a superar bastante as que se realizam para a metrópole. Não variou, portanto, em relação aos restantes anos do quadriénio considerado, a posição relativa das três zonas territoriais de intercâmbio. Atentando, todavia, nas percentagens, repara-se que em 1959, e relativamente ao ano anterior, as exportações da província se dirigiram ligeiramente mais para a metrópole e para o estrangeiro, em detrimento das outras províncias ultramarinas: as percentagens daquelas aumentaram, tendo, portanto, diminuído as destas últimas.

Analisemos agora seguidamente o quadro que mostra a posição relativa dos países e territórios cujas compras o Angola ultrapassaram em 1959 a casa dos 10 000 contos, fazendo figurar no referido quadro não só o valor da exportação como também as respectivas percentagens em relação ao total exportado e ainda as quantidades que a esses valores conduziram em cada um dos quatro anos constituintes do último quadriénio:

Por aqui se vê que na posição relativa aos principais clientes da província se registaram algumas alterações em relação a 1953, a principal das quais, quanto a nós, dizendo respeito à permuta de posições entre o Reino Unido e a metrópole e pela qual aquele país veio a situar-se em 2.º lugar.

Os Estados Unidos figuraram mais uma vez em primeiro plano no quadro dos clientes da província, por força das compras de café, que representaram mais 13 000 por cento das suas importações de Angola. Adquiriram mais 13 000 t deste produto que em 1958, como atrás se viu, mas, em virtude das baixas cotações, o seu valor