Por aqui se vê que em 1959, e em relação a 1958, aumentou a importação de animais vivos e de substâncias alimentícias e diminuiu a de matérias-primas, fios, tecidos, etc., máquinas, embarcações, etc., e manufacturas diversas.

Vamos analisar de seguida os principais aumentos e diminuições verificados: para que o façamos é, porém, necessário comentarmos primeiramente os sofridos em 1958, em relação a 1957.

Ora, em 1958, e em relação ao ano anterior, verificou-se a maior percentagem de aumento na classe de «Máquinas, embarcações, etc.», isto devido ao desenvolvimento experimentado nesse ano pela indústria mineira, que, para exploração das minas, passou a pouco e pouco, durante o ano, a empregar os respectivos apetrechos mecânicos, não só por escassez de mão-de-obra como também para aumento do ritmo de produção. Além disso, a classe inclui também, como se sabe, máquinas e tractores, absolutamente necessários ao desenvolvimento do fomento agrícola, o qual está sen do intensificado pelo Governo em vários sectores, e muito principalmente no sentido de se conseguir a auto-suficiência em arroz, principal alimentação da população do Estado da índia.

Daí a diminuição nesse ano verificada na importação de substâncias alimentícias, classe da pauta aduaneira de que entre outras, faz parte o arroz.

Ora, foi justamente devido à grande importação do máquinas, embarcações, etc., havida em 1958 que em 1959 a mesma diminui, certamente porque os industriais ou agricultores nela interessados já se apetrecharam convenientemente.

Quanto ao aumento verificado em 1959 na importação das substâncias alimentícias, deriva ela do facto de neste ano ter sido maior a importação de arroz, isto não só porque as condições climatéricas foram em 1959 bastante desfavoráveis para a cultura do referido cereal como também porque foi neste ano que se entrou mais acentuadamente no regime de substituição de métodos de cultura e adaptação em grande escala ao s recursos mecânicos. Daqui, a temporária diminuição de rendimento de produção e consequente necessidade de maior importação do cercal para consumo.

Como adiante veremos, o consumo de óleos combustíveis e lubrificantes é cada vez maior, o que vem corroborar o que atrás dissemos acerca da adaptação de métodos mecânicos, quer rui indústria quer na agricultura.

Segue-se um quadro das principais mercadorias importadas pela província em cada um dos anos do quadriénio de 1956-1959:

Conforme se constata, em 1959, e relativamente ao ano anterior, houve aumento, tanto em tonelagem como em valor, nas importações de óleos combustíveis e lubrificantes, arroz sem casca, trigo e farinha de trigo, tendo a madeira em bruto aumentado, por sua vez, em tonelagem, mas diminuindo de valor.

O montante de todas as outras mercadorias importadas diminuiu, tanto em tonelagem como em valor.

São estas variações, tanto para mais como para menos, relativamente normais quanto a nós, pois cabem perfeitamente dentro dos limites máximo e mínimo da variação devida às flutuações dos mercados mundiais, necessidades da província ou quaisquer outras circunstâncias fortuitas destituídas de qualquer espécie de gravidade.

Verifica-se, no entanto, que, de entre todas as mercadorias importadas, se destaca, a grande distância das outras, tanto em tonelagem como em valor, o arroz, n cujo aumento de. importação verificado em 1959 já atrás nos referimos.

Com efeito, o arroz, base da alimentação da população da província, tem merecido, pelo que respeita à sua cultura, os máximos esforços do Governo no sentido de se conseguir a auto-suficiência em tal género, pelo aumento

da sua produção quer pela defesa dos campos e da protecção contra pragas o doenças, por meio de uma campanha fitopatológica, quer pelo alargamento da área de cultura e pela reconquista de terrenos, mediante a reconstrução dos valados e drenagem de rios, quer ainda pela construção de canais de irrigação, juntamente com a assistência técnica aos agricultores, acompanhada pelo fornecimento, a preços reduzidos, de tractores, alfaias e adubos necessários.

Vejamos seguidamente, divididas pelas três grandes zonas de intercâmbio estatisticamente consideradas, quais os quantitativos fornecidos à província por cada uma delas no triénio de 1957-1959, já que nos falecem