É evidente que não houve regresso do nível de vida atingido, mas sem dúvida nenhuma que o puder de compra foi afectado.

Ora, não oferece dúvida que o ano de 1959 se integra sem descontinuidade de na fase de reajustamento que se iniciou a seguir ao afrouxamento da conjuntura altista do café e da borracha, afrouxamento esse iludido até 1954 pela reexportação anómala da copra de origem indonésica.

Por outro lado, além de as Rotações dos dois anos opulentos produtos da província terem mirrado continuamente no» últimos anos, a ponto de ao aumento de produção não ter correspondido, um crescimento paralelo de valor, também a capacidade de consumo interno se manteve em crescente progressão, tendendo para um nível legítimo em ritmo surpreendente.

Acresce ainda que o Governo da província, altamente interessado não só um guindar para o nosso tempo a. população natural da província, como também em

promover o enriquecimento demográfico, não quis refrear a procura, antes a inaniu e animou por meio da dilatação do crédito e de importante investimento em obras públicas.

Assim é que não só a procura no mercado interno vem sendo comandada por um certo sentido de escolha da qualidade e dos artigos -sintoma evidente de uma ascensão do poder de compra médio da população e da consciência que a mesma vai tomando da possibilidade de nível material mais alto- como também, devido ao desenvolvimento dos meios de transporte e vias de comunicação, o enquadramento dos elementos mais civilizados com a população menos evoluída vai produzindo os seus benéficos efeitos, derivados de permanentes contactos inter-regionais e dos microcentros do interior com a capital.

Segue-se um quadro elucidativo das principais mercadorias importadas pela província em 1959 e variação dos respectivos valores em cada um dos três anos anteriores:

Conforme se constata, continuam os tecidos de algodão, tanto em peça como em obra, a merecer a primazia das importações da província.

De registar também, pelo seu significado, são as importações de alfaias e máquinas agrícolas e industriais, o consequente aumento da de gasolina e as maiores quantidades de ferro e aço para construções e cimento adquiridas desde 1958, tudo isto corroborando, afinal, quanto atrás dissemos a propósito da elevação do nível de vida da população timorense, que a partir de 1958 parece ter encontrado finalmente o caminho justo para o progresso tão ambiciosamente desejado.

Tais mercadorias foram fornecidas pelos territórios seguintes: