sobretudo contra a justiça - que a União Indiana pretenda amesquinhar, confrontando-se em conjunto com o nosso Estado da Índia, a civilização luso-indiana que ali se respira.

É sobretudo chocante que os governantes da União Indiana declarem não reconhecer o direito histórico de Portugal, ou o considerem perempto pela sua mesma antiguidade; não respeitem a vontade expressa da população para insistirem em anexações ou integrações dos territórios alheios. É chocante sobretudo a dificuldade que têm confessado sentir em compreender bem o alcance do acórdão do Tribunal Internacional de Justiça, sobre o trânsito para Dadrá e Nagar Aveli, acórdão que, havendo sido dado a nosso favor, temos agora de saber como se executará.

Aplausos.

Porque por ora estamos convencidos de que a comunidade internacional precisa de desenvolver-se em termos de direito, o nau em termos de forca, é nossa obrigação fazer tudo para que assim seja.

Oração.

Goa é uma pequena jóia que não interessa à União Indiana pela sua extensão, e só nos interessa a nós pelo mandato da história e a todo o Ocidente pelo que representa de uma ideia de confraternização ou de convivência mundial que ali implantámos, que dali irradiou e muito depois de nós outros pensam ter inventado e desejam impor. Eis porque, se foi infeliz criar a questão, muito mais infeliz seria, criar um conflito, visto que não pudemos negociar nem podemos transigir.

Oração demorada.

Penso ter exposto os dados essenciais dos problemas suscitados pela, campanha anticolonialista s demonstrado que deles se não podem tirar, quanto a nós, conclusões diversas daquelas a que o Governo chegou. Em pequenas coisas de pormenor é muito possível não estarmos todos de acordo, mas, exactamente porque são de pormenor e suposta pequena importância, não vale a pena fazermos com elas controvérsia e muito menos campos de batalha. O que mais nos importa é mostrar em actos a unidade que é real no fundo das consciências, porque não vejo de fora senão olhos postos em dissidências ou desuniões possíveis; estas facilitariam jogos de interesses que penso não serem os da comunidade portuguesa.

Oração prolongada.

Longe de nós, porque alheio à consciência nacional, haverá quem penso deverem aplicar-se aos nossos territórios as fórmulas e processos que vimos redondamente fracassar noutras partes e outros, talvez sem tão más intenções, revelam alguma ansiedade por aproveitar este caso nacional - o grande problema da pátria portuguesa no nosso tempo - para, ver se lhes é possível enxertar aí agitações ou mudanças políticas do seu agrado. Noto a grande desproporção entre os fins e os meios. Seja, porém, qual for a evolução dos problemas internos, a Nação é uma herança sagrada e a sua integridade não poderá ser sacrificada a ódios, compromissos e ambições insatisfeitas. E para quê, meu Deus? É tão fácil ser governo e é tão difícil governar!

A assistência aclamou delirantemente e por largo tempo o Sr. Doutor Oliveira Salazar.

O Sr. Presidente : - A Assembleia Nacional acaba de ouvir a voz do Sr. Presidente do Conselho. A voz que a Nação esperava.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Sr. Presidente: - Ninguém pode ter dúvidas, nem interna nem externamente, de que a Nação reconheceu nas palavras do Sr. Presidente do Conselho a sua própria voz; e de que a Nação seguirá essa voz, intrèpidamente, em todas as dificuldades e sejam quais forem os transes que tenha de enfrentar.

Vibrantes aplausos.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Sr. Presidente: - A próxima sessão será na sexta-feira, com a mesma ordem de trabalhos.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas e 40 minutos.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Agnelo Orneias do Rego.

Alberto Carlos de figueiredo Franco Falcão.

Alberto Henriques de Araújo.

Alberto Pacheco Jorge.

Américo da Costa Ramalho.

Castilho Serpa do Rosário Noronha.

Joaquim Mendes do Amaral.

Jorge Pereira Jardim.

José Sarmento de Vasconcelos e Castro.

José Soares da Fonseca.

Luís Tavares Neto Sequeira de Medeiros.

Manuel Maria de Lacerda, de Sousa Aroso.

Manuel Nunes Fernandes.

Purxotoma Ramanata Quenin.

Ramiro Machado Valadão.

Sebastião Garcia Ramires.