assim, a construção média anual de 1250 salas de aula, com a despesa média anual de 48 250 contos e o custo também médio de 38 600$ por sala de aula.

À data da elaboração da proposta, isto é, vinte anos depois, estavam construídas 8274 salas de aula, número correspondente a dois terços da previsão; a média anual foi de 414 salas de aula, um terço da previsão, mas realizada a construção no dobro do tempo; nesta altura atingiu-se, porém, em regime de ponta, o ritmo de construção de 1000 salas por ano.

O plano de construções está elaborado para a construção de 15 000 salas de aula, considerada, após ponderado estudo e necessária cautela, a previsão das necessidades para o decurso do prazo de dez anos; não se garante a execução do plano neste prazo, mas assegura-se essa execução no menor prazo possível, o que só é de louvar, afirmação que, aliás, encontra perfeita base no esforço ultimamente desenvolvido.

Defronta-se, assim, o seguinte panorama: um projecto d e construção de 15 000 salas de aula, à cadência anual, provável e desejada de 1500 salas de aula, perante a experiência de uma média de construção nas duas últimas décadas de 414 salas de aula com ponta recente de 1000 salas; pressupõe-se, portanto, o aumento de 50 por cento no ritmo da construção.

Vozes: - Muito bem!

toque, trave mestra em que se apoia a economia do plano das escolas, e que, a manter-se a situação actual, não: é com optimismo que encaramos a sua viabilidade prática.

Vozes: - Muito bem!

um projecto no valor de 1 680000 contos; a um encargo anual incidente sobre as câmaras municipais do País previsto em 1941 em 25 000 contos corresponderá agora a comparticipação de 84 000 contos anuais.

Longe de nós pretender minimizar a importância e a projecção da obra, muito menos não ter na consideração devida o que representa de passo dado em frente a introdução no plano das obras de aproveitamento das construções escolares existentes e da política de construção de casas para professores.

Pretendemos apenas, ao fazer estas observações, não esquecer as realidades - a triste realidade que é a posição perante a qual as câmaras municipais são colocadas e que se traduz por um importante agravamento das suas responsabilidades.

Vozes: - Muito bem!

os compromissos que sobre elas já pendem e se apresentam com todos os sintomas de aumento.

É fastidiosa tão longa citação de enumeras e de contas, mas parece ter ela a vantagem de dar uma noção da framideza que assume o encargo que as câmaras terão e suportar com o plano de construções. Essa observação leva-nos, naturalmente, a pensar u

Vozes: - Muito bem!