gueses e mais de 60 estrangeiros sem vinculação a nenhuma entidade pública soberana, sem bandeira ou jurisdição de qualquer estado, os quais, pela força, se apossaram do navio e nele cometeram homicídio, violências e depredações, mantendo sob coacção o capitão B as restantes autoridades legítimas do navio. Quer dizer: verificaram-se, e verificam-se, todos os elementos que, segundo o direito vigente, integram o crime de pirataria.

O Governo Português e a Companhia proprietária do navio têm feito tudo quanto está ao seu alcance para que se reponha a ordem jurídica violada.

Não obstante, a acção das armadas que se afigurava estarem em condições de fazê-lo não logrou ainda a punição dos culpados e nem sequer conseguiu arrancar-lhes das mãos as suas vítimas, todas as suas vítimas, incluindo, como é óbvio, as que mais sério risco correm, que são os tripulantes do navio, companheiros daqueles heróicos rapazes que tombaram mortos ou feridos no seu posto.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

de direito comum.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Políticos, sob que bandeira? Políticos, em nome de quem? Que eu faço a justiça, aos homens honrados que neste país são, politicamente, nossos opositores de acreditar que a eles lhes há-de doer, mais do que a ninguém, a abusiva invocação de uma solidariedade que se quebra na fronteira intransponível de dois mundos, que é a linha que divide a honestidade do crime.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Se na velha Inglaterra, ao perder o Partido Trabalhista as eleições, um louco assaltasse no alto mar um navio de Sua Majestade ou de qualquer armado britânico e pretendesse tê-lo feito em nome do Partido Trabalhista, quem ousara deixar de considerá-lo como simples louco?

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Se amanhã qualquer bando de gangs-ters assaltar um navio americano e nele praticar o roubo e o homicídio, quem hesitará em condená-los, por mais que pretendam tê-lo feito em nome do candidato vencido nas eleições presidenciais?

Seria preciso que descesse muito .p senso moral dos grandes responsáveis pela ordem internacional para que viesse a ser possível deixar impune um crime que, na longa e comum tradição jurídica dos povos civilizados, afecta essencialmente essa mesma ordem internacional.

Seria preciso renegar o sentido cristão, o simples sentido humano da vida, para na mais absurda discriminação jamais feita entre os filhos de Deus se entrar a bordo de um barco dominado pela força por um bando de piratas e arrancar-lhes das mãos alguns, apenas alguns, dos homens e mulheres que são suas vítimas.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - À consciência dos Portugueses, certamente à consciência dos homens rectos de todo o Mundo, repugna admitir este absurdo.

Refere a imprensa de hoje que o embaixador de Portugal nos Estados Unidos, na diligência que fez junto do Secretário de Estado, não teria tido de invocar* a especial situação decorrente da nossa posição na N. A. T. O. e das facilidades concedidas nos Açores à aviação americana.

Ainda bem que assim foi. Nesta Casa, entre os representantes eleitos de um povo livre, a grande nação americana só conta certamente firmes amizades. E o Presidente Kennedy, cuja formação moral assenta na mesma fé que é a nossa fé, goza entre nós certamente de unânime e viva simpatia ...

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - ... de fundada esperança na sua acção em defesa do Ocidente.

Vozes: - Muito bem!

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Da forte apreensão que nos domina é expoente a mensagem- que, em nome do venerando Episcopado Português, o Eminentíssimo Cardeal-Patriarca de Lisboa dirigiu ao chefe da grande nação americana. E a voz dos guias espirituais da grei lusitana, tendo à frente o prelado insigne da velha diocese de. Lisboa - mãe de tantas cristandades. É a voz rins sucessores legítimos daqueles bispos que ensinaram a boa nova da redenção cristã a tantos povos de além-Atlântico.

Aqueles a quem alguma vez foi dado contemplar as pedras e as almas que são, estrutura e vida da cidade maravilhosa que se espraia ao longo da baía do Guanabara e nas terras e nas gentes puderam ver o milagre do génio português e esse milagre projectado no presente e no futuro pelo grande povo brasileiro mítica poderão deixar de pensar como eu penso: que Portugal e o Brasil são uma só pátria em nossos corações.

Faz hoje precisamente cinco anos, eu pude orar, diante da imagem de Nosso Senhor que do alto do