orientação predominante para os mercados europeus - que, como escreveu João Ildefonso Bordalo, constituem o natural hinterland do café Robusta -, e, no âmbito dessa diversificação, pelo que se refere ao aspecto quantitativo, um consumo mais amplo pela metrópole do altamente precioso produto de Angola que é o seu café.

Sr. Presidente: e é assim tão importante o café para a economia angolana? Como se comporta esse produto, em termos de influência específica, no conjunto geral das exportações de Angola? Tomemos o ano de 1959 e os dois quadriénios de 1951-1954 e 1955-1958. Virá:

Este quadro coloca Angola nos níveis de dependência cafeeira em que se encontram os mais representativos produtores de café da América Latina. Realmente; reportando-nos apenas aos anos de 1958 e 1959, virá:

O quadro que acabo de referir tem outro ângulo para ser considerado - ângulo que nos faz reverter ao que há pouco disse quando, pelas altas tensões políticas (e também sociais) que o decréscimo do café pode promover nestes países da América Latina, os Estados Unidos 1 ajam por conveniente auxiliá-los, começando nova orientação das suas importações dos produtos tropicais, d) que se destaca o café.

Vou terminar - mas não o faço sem pedir a todos muita desculpa pelo tempo que lhes ocupei. O assunto, porém, era e é respeitável, e não sei se não viria a perder clareza se encurtasse a exposição.

Sr. Presidente: de tudo quanto decorreu das palavras que proferi sobre as contas do Estado em discussão, uma coisa quero voltar a destacar: a minha aprovação, a par da minha confiança indefectível nos destinos eternos da nossa pátria (que é metrópole e é ultramar)!

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Vou encerrar a sessão. Amanhã haverá sessão, à hora regimental, com a mesma ordem do dia da de hoje.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas e 10 minutos.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Agnelo Orneias do Rego.

Américo da Gosta Ramalho.

Augusto César Cerqueira Gomes.

Avelino Teixeira da Mota.

Camilo António de Almeida Gama Lemos de Mendonça.

Carlos Coelho.

Carlos Monteiro do Amaral Neto.

Fernando António Munoz de Oliveira.

João da Assunção da Cunha Valença.

João Carlos de Sá Alves.

João Pedro Neves Clara.

Joaquim Mendes do Amaral.

Jorge Pereira Jardim.

José Gonçalves de Araújo Novo.

José Hermano Saraiva.

José dos Santos Bessa.

José Soares da Fonseca.

Luís Maria da Silva Lima Faleiro.

Manuel Cerqueira Gomes.

Manuel Nunes Fernandes.

Manuel Seabra Carqueijeiro.

Manuel Tarujo de Almeida.

Ramiro Machado Valadão.