(b) Anuàrio Statistico Italiano, anos de 1955 e 1956.

França Ardósia trabalhada exportada em 1956:

Fonte: Statistique Mensuelle du Commerce Extérior de la France.

O Sr. Presidente: - Antes de passar, à ordem do dia, comunico à Assembleia que está na Mesa, acompanhada do respectivo parecer da Câmara Corporativa, a proposta de lei referente à reforma da previdência. Vai baixar à Comissão de Trabalho, Previdência e Assistência Social.

Vai passar-se à

O Sr. Presidente: - Continuam em discussão as Contas Gemais do Estado, (metrópole e ultramar) e as contas da Junta do Crédito Público referentes a 1959.

Tem a palavra o Sr. Deputado Franco Falcão.

O Sr. Franco Falcão: - Sr. Presidente: alcançada a etapa final da VII Legislatura, é esta a última vez que no seu decurso tenho a honra de usar da palavra do alto desta gloriosa tribuna.

E, porque neste mesmo lugar iniciei a minha modesta actividade parlamentar, quero terminar como comecei, apresentando a V. Ex.ª cumprimentos do maior respeito e da mais profunda admiração.

O brilho e a autoridade que a fulgurante inteligência, o acertado senso político e o distinto aprumo de V. Ex.ª têm dispensado nesta Câmara e ao País como chefe insigne do Poder Legislativo granjearam-lhe um nome do maior relevo na vida política e no conjunto dos grandes valores nacionais.

Por outro lado, as elevadas qualidades de que V. Ex.ª é possuidor, aliadas a uma forte personalidade e espírito de tolerância, criaram dentro, desta Câmara um salutar ambiente de solidariedade e de camaradagem, ao mesmo tempo que se radicou um franco sentimento de consideração e carinho pelo seu presidente, cuja bondade e simpatia conquistaram um lugar de especial afecto no coração de cada um de nós.

Pára V. Ex.ª, Sr. Presidente, vão. pois as minhas melhores homenagens e os votos sinceros para que Deus guarde V. Ex.ª por muitos e largos anos.

Também aos Srs. Deputados eu quero apresentar os meus cordiais cumprimentos e manifestar-lhes o meu profundo reconhecimento pela paciência e atenção que se dignaram dispensar às minhas pobres e descoloridas intervenções.

Não quero fazer qualquer excepção, que seria certamente esmagada pelo espírito de compreensiva convivência e justo sentido das responsabilidades e pelo exacto conhecimento das normas de conduta social, que, ao longo da presente legislatura, sempre dominaram as boas relações, firmaram amizades e tornaram útil a nossa acção no cumprimento do honroso mandato que a Nação nos confiou.

Aos dignos representantes da imprensa desejo do mesmo modo endereçar as melhores saudações e agradecer-lhes a fidelidade com que sempre souberam relatar e interpretar a minha acção política, tornando extensivo este meu agradecimento aos conceituados jornais que dignamente representam, pela forma amável e generosa como se dignaram sempre acolher nas suas honradas colunas, a minha actividade parlamentar, que, em obediência ao nobre mandato que me foi confiado, tenho procurado desempenhar com isenção, honestidade e espírito construtivo.

Aproveito este grato ensejo para manifestar à imprensa, portuguesa a minha maior admiração pela forma verdadeiramente exemplar como tem sabido repudiar as afrontas que têm sido dirigidas à nossa integridade territorial e o modo como tem sabido nobremente acompanhar os portugueses de lei nas suas dores e nas suas amarguras causadas pelos ataques desencadeados cinicamente contra o prestígio, a segurança e a unidade da Nação Portuguesa.

A nossa imprensa bem pode considerar-se a mais digna e séria de todo o Mundo.