Nível social. - O nível social e económico é, no geral, de confortável desafogo económico dentro das suas respectivas classes. Em Elizaheth (N. J.), por exemplo (e nada nos leva a considerar que isso seja uma. excepção), cerca de 75 por cento das famílias portuguesas são proprietárias das casas em que vivem.

As nossas comunidades têm merecidamente ganho a. reputação de serem constituídas por gente pacífica, trabalhadora e respeitadora das leis.

Cultura portuguesa. - Existem clubes portugueses:

No estado de Nova Iorque: cinco em New York City (três em Manhattan e dois em Brooklyn) e um em Mount Vernon, Yonkers, Minecla e Janaica.

No estado de Nova Jérsia: três em Newark, dois em Elizabeth", um em Perth Amboy e um em Jersey City.

No estado de Coiiuecticut; dois em Danbury, um em AVaterbury, um em New Hanven, dois em Bridgeport, um em Hartford e um em Nauga-tuck.

A organização portuguesa mais importante na costa leste a união Portuguesa Continental- tem a sua sede .em ]tostou (Mass.), mas a «na acção estende-se a vários estados, tendo sucursais diversas nos estados de Nova Iorque (Yonkers, Mount Vernon, New York City, Brooklyn, Ossinin., New Bochelle, Nortli Tarrytovvn, Jamaica e Manhasset); de Nova Jérsia (Newark, Elizabeth, Lodi, Carteret, Perth Amboy, Peunsgrove, Kearny) e de Connecticut (Danbury, Bridgeport, New Haiven, Waterbury, Hartford, Naugatuck e Walliugford).

Existem escolas portuguesas em Newark (com cerca de 60 alunos), Elizabeth (fechada par não ter presentemente unos), Nova Iorque (25 inscritos, mas frequentada por cerca de 15), Danbury (com 32 alunos) e Bridgejiort (de cabo-verdianos, com cerca de O alunos).

Há paióquias portuguesas em Bridgeport (Conn.), Hartford (Conn.), Newark (N. J.), estas dirigidas por sacer lotes portugueses, e uma missão portuguesa em Elizabeth (N. J. j, dirigida por um sacerdote espanhol que ala o português. Existe, além disso, em Nova Iorque (Bronx..), a Missão de Santo António, dirigida pelo sacedote português Monsenhor José Caceia.

Há também pequenos núcleos de portugueses em Maryland, na área de Chicago e Detroit e portugueses esparsos praticamente por todo o território americano. Encontra se também aqui vários estudantes e bolseiros portugueses, havendo, entre os primeiros, bastantes de Maçai ou nascidos na China. Região da baía de S. Francisco (condados de Sonoma, Napa, Marin. Sol ano, Contracosta, Alameda, S. Francisco, San Mateo, Santa Clara, San Benedito, Santa Cruz e Monterey) ........... 20 000 Região do vale de S. Joaquim (condados de S. Joaquim, Stanislaus, Merced Fresno, Kings, Tulare e Kern) 20000

Transporte ...... 40000 Região de Sacramento (condados de Sacramento, Palacer, Amador, Ca-laveras, Colusa e Yoolo, Butíe e ttlenn) ............. 5000 Região de Los Angeles (condados de Orange, Los Angeles, S. Bernar-dino, Ventura, Santa Bárbara e San Luis Obispo) ........ 5000

(i) Região do Norte (condados de Mendocino, Humbohlt e Del Norte) ... 2000 Outros condados ......... 3 000

Generalidade. - Na região indicada no. quadro «interior sob o n.º 1 há sobretudo que distinguir o núcleo fixado na cidade de Oakland, situada em frente de S. Francisco e ligada a esta pela mais extensa ponte do mundo. O núcleo do. Oakland é certamente o mais «intrigo e tradicional da colónia e é- ele que concentra as sedes da maioria das nossa sociedades fraternais. Há também em Oakland que se publica o único órgão de imprensa, editado na nossa língua na Califórnia: o Jornal Português. A colónia de Oakland é a de nads baixo nível económico, sendo constituída por gente que se dedica as mais diversas profissões e actividades, estas, de um modo geral, modestas. O núcleo de Oakland conta, .porém, alguns médicos, advogados e comerciantes de algum relevo.

Além deste núcleo, há ainda a apontar, dentro da mesma zona, o fixado no vale de Santa Clara, cerca de 70 km para o sul de S. Francisco, onde os luso-americanos desempenham papel de relevo, sobretudo no campo da produção dos lacticínios e frutas.

Na região indicada sob o n.º 2, e designada como vale de S. Joaquim, cumpre igualmente distinguir dois núcleos. Um, no Norte do vale, é particularmente denso ma região compreendida entre Tteacy e Merced. Aí os luso-americanos eiitregam-se quase exclusivamente às actividades agrícolas, sobretudo às ligadas à produção de ovos, cereais e leite. Quanto ao segundo núcleo, mais importante, tanto numérica como economicamente, do. que o primeiro, situa-se nos condados de Freeno, Tularo e Eings e é particularmente denso e rico na região em torno das- cidades de Hanford e Tulare.

No consenso geral de todos quantos conhecem a colónia, este niúcleo, comparável ao de Oakland em grandeza numérica e. superior na forma por que tem sabido conservar as suas tradições e o seu lusismo, é o mais rico e importante d-a nossa comunidade. Quase sem excepção, os luso-americanos do Sul do vale de S. Joaquim são, como os do Norte, agricultores, muitos tendo hoje grandes posições. É obra sua em grande parte a valorização económica da região, que é das mais ricas do Estados Unidos na produção de algodão e lacticínios.

Na região compreendida sob o n.º 3, o núcleo mais importante a distinguir é o fixado na própria cidade de Sacramento, embora ele não deva atingir mais de que 20 por cento do número de luso-americanos e portugueses activos, entre a colónia, que se julga viverem naquela região. Os demais 80 por cento encontram-se dispersos pelos condados vizinhos, ocupando-se especialmente na agricultura (produção de gados, frutas e lacticínios).

Situação precisamente inversa se regista na área indicada sob o n.º 4, na qual a cidade de San Diego con centra provavelmente cerca de 80 por cento do numere de luso-americanos e portugueses da região. Ali, a coió-