Mas cá dentro o inimigo é mais prudente, mais astuto, mais precatado, mas nem por isso é menos eficiente nos processos e menos insidioso nos intentos.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Como o camaleão absorve as cores de que necessita, como o polvo tece as simulações mais adequadas, portador de mimetismo psicológico, adapta-se, habilmente, ao meio que o cerca.

Fala em surdina nos cafés, entende-se por gestos nas reuniões públicas e até sucrìlegamente se disfarça rezando nas igrejas e cantando nas procissões.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - O único meio de o desacreditarmos e vencermos é realizar uma obra eminentemente nacional, económica, política e social que colmate todas as brechas, que suprima todas as deficiências e que corresponda aos legítimos anseios de todos os portugueses de boa vontade.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Que da consciência de todos os portugueses reboe o grito de alerta e dos nossos esforços conjugados surja uma pátria tonificada, hercúlea, pletórica de prestígio e grandeza.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Virgílio Cruz: - Sr. Presidente: nos últimos anos tem vindo a repetir-se uma forte perturbação na vida económica dos trasmontanos da região da Terra Fria, por falta de escoamento regular da batata, que é uma colheita básica da sua lavoura.

O último ano agrícola, que foi mau para a produção do centeio e do vinho nesta região, e a paralisação prolongada do mercado da batata, de que houve produção boa, vieram agravar a situação, em consequência de muitos lavradores não poderem colocar aquela, que produzem nem praticar a sua retenção por falta de resistência económica para demorar a venda.

Por isso, são indispensáveis providências para proteger os lavradores de algumas áreas do distrito de Vila Real onde a batata não tem cultura de substituição possível, ou pelo menos fácil, isto para que a preocupante situação de muitas famílias modestas de lavradores da Terra Fria seja remediada da melhor forma possível.

As medidas tomadas pela Secretaria de Estado do Comércio, obrigando os armazenistas de batata a constituir e manter reservas no valor de 33 000 t, e o condicionamento da importação da batata de semente atenuaram um pouco a crise, mas não chegaram para a resolver. Ê preciso conseguir, por meio da fiscalização, que todos os armazenistas façam e mantenham os stocks obrigatórios e que novas medidas consigam um saneamento mais profundo do mercado a curto prazo e uma tendência para o equilíbrio entre a oferta e a procura da batata a um prazo mais largo.

O drama surge sempre que há excesso de produção ou quando no mercado se forma um clima de pânico à volta do possível excesso.

Para a campanha em curso viveu-se já este clima e a situação de muitos pequenos lavradores do Norte do Puís tem sido aflitiva.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Como o grande escoamento da batata da Terra Fria se faz para o fim da campanha, esta sofre o choque dos excessos de produção das outras zonas, acabando muitas vezes por não ter venda possível, mercê do aparecimento da batata nova, cultivada em regiões e terras onde muitas outras produções eram igualmente possíveis.

Era muitas terras do distrito de Vila Real a batata é uma cultura de base e para muitas regiões de granito, sem outra cultura de substituição possível, ou pelo menos fácil, tornando-se, por- isso, necessário adoptar medidas de protecção para a boa gente dessas zonas que ainda cultiva a batata porque precisa de viver.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - As transacções da batata têm sido normalmente efectuadas num mercado incerto, de que resulta um baixo preço ao produtor, sem que daí resulte benefício para o consumidor.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Interessa conseguir uma organização associativa da lavoura que discipline o mercado, regularizando a oferta e a procura, evite o aviltamento dos preços praticados e assegure a defesa destes ao produtor.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Mas os pequenos proprietários não estão, em geral, habilitados para o acesso por sua iniciativa a realizações de associação que organizem a colocação dos seus produtos o protejam a classe média agrária.

Por isso, as federações dos grémios da lavoura poderiam fomentar no sou seio realizações de cooperação, que tratariam da conservação da batata e da sua venda directamente aos armazenistas.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Sr. Presidente e Srs. Deputados: sempre que a oferta excede a procura são múltiplas as dificuldades para a solução satisfatória do problema da batata.

A indústria e a pecuária só a podem pagar a baixo preço, a exportação desde Junho até Março só se mostra praticável com o auxílio de um pesado subsídio e, como se trata de um produto pobre, o custo da conservação pesa muito no preço de venda.

A Junta Nacional das Frutas, atenta aos desequilíbrios entre a oferta e a procura, tem procurado várias soluções para atenuar as crises criadas por esses desequilíbrios e pelos choques das produções do cedo com as produções do tarde.

Apesar das dificuldades, a exportação fez-se este ano em ritmo considerável, tendo no primeiro semestre desta campanha, ou seja de Abril a Setembro, sido exportado o dobro do que era normal durante todo o período de campanhas anteriores, mercê de um subsídio pago ao