Manuel de Sonsa Rosal Júnior.

Manuel Tarujo de Almeida.

D. Maria Irene Leite da Costa.

D. Maria Margarida Craveiro Lopes dos Beis.

Mário Amaro Salgueiro dos Santos Galo.

Mário de Figueiredo.

Olívio da Costa Carvalho.

Paulo Cancella de Abreu.

Purxotoma Ramanata Quenin.

Quirino dos Santos Mealha.

Rogério Vargas Moniz.

Rui de Moura Ramos.

Sebastião Garcia Ramires.

Simeão Pinto de Mesquita Carvalho Magalhães.

Ulisses Cruz de Aguiar Cortês.

Urgel Abílio Horta.

Virgílio David Pereira e Cruz.

Vítor Manuel Dias Barros.

Voicunta Srinivassa Sinai Dempó.

Levantaram-se nesta altura o Sr. Presidente e todos os Srs. Candidatos a Deputados.

O Sr. Presidente: - Em nome da Nação, proclamo Deputados à VIII Legislatura os candidatos eleitos, cujos nomes acabam de ser proferidos, e declaro legalmente constituída a Assembleia Nacional.

Pausa.

O Sr. Presidente: - Vai proceder-se à eleição da Mesa definitiva da Assembleia Nacional. Para os Srs. Deputados poderem preparar as suas listas, interrompo a sessão por alguns momentos.

Eram 17 horas.

O Sr. Presidente: - Está reaberta a sessão.

Eram 17 horas e 15 minutos.

O Sr. Presidente: - Antes de proceder à eleição devo dar conhecimento à Assembleia Nacional de uma carta que há poucos momentos recebi do Sr. Conselheiro Albino dos Reis.

Foi lida pelo Sr. Presidente. É a seguinte:

com a sua dedicarão e com a sua amizade; nem me desinteresse do futuro da Assembleia, que muito dependerá do acerto do acto que hoje vai praticar. O meu voto será, Sr. Presidente, que a escolha da Mesa, mas especialmente do seu presidente, recaia em pessoa que, pela sua experiência, pelo seu prestigio intelectual e moral, pela sua isenção, perfeito equilíbrio político, largas provas na arte de orientar e coordenar as reacções parlamentares, dê ao País garantias de que a autoridade legislativa e política da mais alta assembleia da Nação se processará com a elevação, a dignidade, a liberdade e o patriotismo indispensáveis ao seu prestígio na opinião pública e entre os outros órgãos da soberania. O outro voto, finalmente, seria. Sr. Presidente, o de que essa escolha tivesse, se possível, a nota de uma grande unidade da Câmara, não só para a autoridade do eleito, mas também como exemplo de que essa unidade que tantos reclamam e tão necessária é no momento difícil que a Pátria at ravessa é, mais do que uma irrealizável aspiração e uma palavra vã, uma realidade patente 110 espírito e nos actos do* representantes da Nação; exemplo que, partindo de tão alto. seria edificante para aquela conjugação de sentimentos e boas vontades em torno dos mais caros interesses da grei, que o Governo se propõe.

Releve-me, Sr. Presidente, a extensão escusada desta carta, da qual, se nisso não achar inconveniente, poderá dar conhecimento à Assembleia.

Velho colega admirador, o Deputado, Albino dos Heis. - 28 de Novembro de 1961".

O Sr. Presidente: - Entendo que esta carta, deve ser publicada no Diário da sessão de hoje.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Sr. Presidente: - Informo VV. Exas. de que está na Mesa uma proposta para a constituição da Mesa definitiva da Assembleia Nacional, proposta essa assinada pelos Srs. Deputados D. Maria Margarida Craveiro Lopes dos Reis, João Bocha Cardoso, Armando Cândido de Medeiros, António Marques Fernandes e José Manuel Pires.

Está assim cumprido o & 1.º do artigo 8.º do Regimento, que diz:

Leu.

Devo ainda lembrar que pode ser cortado qualquer dos nomes constantes das listas, mas não podem ser substituídos, sob pena de nulidade.

Vai proceder-se à votação.

Fez-se a votação.

O Sr. Presidente: - Convido para escrutidores os Srs. Deputados Virgílio Cruz e Pinto Carneiro.

Procedeu-se ao escrutínio

O Sr. Presidente: - Das 108 listas contadas resultou terem sido eleitos:

Para Presidente o Sr. Deputado Mário de Figueiredo, com 100 votos; para 1.º vice-presidente o Sr. Deputado José Soares da Fonseca, com 95 votos: para 2.º vice-presidente o Sr. Deputado António Augusto Gonçalves Rodrigues, com 95 votos; para 3.º vice-presidente o Sr. Deputado - José Maria Rebelo Valente de Carvalho, com 106 votos; para 1.º secretário o Sr. Deputado Fernando Cid Oliveira Proença. com 108 votos; para 2.º secretário o Sr. Deputado Luís Folhadela de Oliveira, com 106 votos.

Pausa.