tosamente perante V. Ex.ª e protestam fazer tudo o que lhes for possível para facilitai1 a missão do seu novo Presidente.

Os Deputados eleitos pela vontade inequívoca da Nação, através dê um acto eleitoral que teve profundo alcance, vão cumprir o seu dever - legislando e fiscalizando, louvando, de certo, a Administração sempre que ela o mereça, mas formulando todas as críticas e reparos que porventura se tornem necessários.

Problemas políticos, económicos e sociais terão de ser objecto do estudo e cia apreciação da Câmara. Ela procederá - não pode haver dúvidas - com elevação, com dignidade e com perfeita consciência das suas essencialíssimas responsabilidades no momento crucial que a Nação atravessa.

Estamos convencidos de que o Regime, cuja obra extraordinária nunca será de mais exaltar, terá de multiplicar esforços para garantir efectivação, em passos mais rápidos e em mais ampla extensão, aos princípios que o inspiram.

Muito se fez. Mas muito há ainda a fazer.

Prossiga-se na institucionalização do nosso sistema.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - ... estreitem-se ainda mais as relações entre as populações dos diferentes territórios nacionais, acelere-se o crescimento económico ...

Vozes- Muito bem!

O Orador: - ... estabeleça-se, com urgência, um planeamento regional adaptado tis necessidades dos povos intensifique-se o fomento da instrução, acentue-se a política de acesso à cultura e também à propriedade da habitação e da terra, olhe-se para os problemas do trabalho com a coragem de quem os quer resolver à luz dos princípios da solidariedade social inscritos na legislação vigente.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - ... vele-se pela independência da acção política para que a não corrompam contactos suspeitos.

Vozes: -Muito bem, muito bem!

O Orador: - ... acompanhe-se de perto a nossa juventude ...

Vozes: - Muito bom!

O Orador: - ... se a não queremos pervertida por falsas concepções u afastada do nosso destino histórico, e promovam-se, com larga visão e com realismo, as reformas que visem a melhoria das condições de vida e n distribuição dos rendimentos de harmonia com os ditames da doutrina cristã.

Vozes: - Muito bem, muito bom!

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Daí que a nossa quente .saudarão se revista daquela particular significação política que lhe imprimem a nossa condição de Deputados e a nossa formação doutrinária e patriótica.

Seja-me permitido ainda que com renovados protestos da maior consideração, felicite o Sr. Dr. Paulo Cancella de Abreu pela forma criteriosíssima como orientou os trabalhos preliminares da Assembleia. Prestou, assim, mais um notável serviço, a acrescentar a tantos outros que distinguem a sua fecunda e impoluta carreira política.

Vozes - Muito bem!

O Orador: - Desejo também envolver nestas felicitações os Srs. Dr. Jorge Vítor dos Santo Moita e Dª. Maria Irene Leite da Costa, que tão eficazmente cooperaram na direcção das sessões preparatórias da Câmara.

Sr. Presidente: o posto que por direito próprio, V. Ex.ª passa a ocupar foi prestigiado e engrandecido por um político de eleição.

Vozes:-Muito bem, muito bem!

O Orador: - Na verdade, o Sr. Dr. Albino dos Reis exerceu com superior inteligência, acendrado patriotismo o excepcional tacto político as funções de Presidente da Assembleia Nacional.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Acima de grupos ou de clãs, político por temperamento e por imperativo de consciência, atento às reacções da Assembleia, mormente quando reflectiam estados de alma selectivos, afável no trato e digno no cargo, deu sobejas provas da sua capacidade de dirigente, de fidelidade ao Regime e de lealdade aos chefes.

Vozes: -Muito bem, muito bem!

O Orador: - Conquistou verdadeiramente o respeito do escol e a simpatia da gente humilde..

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - A grande amizade que lhe voto em nada influencia este juízo. Sobre o Dr. Albino dos lieis já tive, aliás, o prazer de me pronunciar publicamente quando, em 15 de Janeiro de 1956, lhe foi prestada uma significativa homenagem. Nessa altura pouco passavam de mera cortesia as nossas relações; desejando que as minhas palavras não sofram interpretações subjectivas, quase me limitarei a reproduzir alguns passos do discurso proferido durante aquela consagração nacional ao preclaro homem público.

Começarei por salientar que uma das facetas mais peculiares da sua personalidade se concretiza no desvelo com que se debruça sobre os anseios e inquietações dos novos. Na verdade, por feitio e inteligência, tem advogado o gradual e firme rejuvenescimento do escol dirigente, o aproveitamento oportuno dos melhores valores e, a renovação dos métodos da acção política, de modo a adaptá-los às realidades da vida. A experiência para ele nunca foi rotina, como a prudência nunca foi inacção, nem, muito menos, a sabedoria das coisas u dos homens foi orgulho, afastamento ou desdém. Sempre