lhorado as condições de vida de grande parte da população activa.

Todavia, a referida evolução da actividade económica foi acompanhada em 1961 por acentuado desequilíbrio nas relações económicas externas. E se esta tendência não apresenta de momento sintomas inquietantes nem tem posto até agora em causa o regular funcionamento da economia metropolitana, importa analisá-la atentamente para que com maior facilidade se possam delimitar os seus factores determinantes e gizar as adequadas medidas de política monetária-financeira que se impõem, com vista a dominar e contrariar o processo em causa. Paralelamente ao que se observou em 1960, quer no fim do 1.º semestre, quer no final do ano, a balança de pagamentos da zona do escudo voltou a registar saldo negativo no final de Junho de 1961. Trata-se, no entanto, de um agravamento apreciável - da ordem dos 2 870 000 contos - em relação ao saldo verificado um ano antes. A observação dos resultados relativos às balanças parciais revela que na origem do déficit apurado se encontram os saldos negativos da balança comercial da metrópole e da balança conjunta de invisíveis correntes e de operações de capital, que todavia foram compensados, em cerca de 25 por cento, pelo excedente da balança comercial ultramarina.

Da comparação dos saldos registados no final do 1.º semestre de 1960 e de 1961 conclui-se ter sido o acentuado agravamento de l 630 000 contos do déficit comercial da metrópole a causa e a origem principal do substancial déficit da balança de pagamentos, logo seguido do agravamento da posição da "Balança restante", o qual se cifrou em l 159 000 contos. E, não obstante os acontecimentos anormais observados em alguns territórios do ultramar português, admite-se que o excedente da sua balança comercial com o estrangeiro só tenha registado ligeira diminuição em relação ao período correspondente de 1960-82 000 contos.

Balança de pagamentos da zona do escudo (Milhares de contos)

(a) Estatística alfandegária.

(b) Estatística das liquidações e estimativa das exportações de diamantes da Angola.

Fonte: Elementos provisórios elaborados pelo Banco do Portugal.

No que se refere à "Balança restantes, e se bem que não sejam ainda totalmente conhecidos os valores das suas componentes, crê-se no entanto que se tenha mantido positivo, embora mais atenuado, o saldo da balança de invisíveis correntes, verificando-se, ao que parece, na balança de operações de capital um saldo negativo, o qual, aliás, se pode considerar de natureza acidental e recuperável, na medida em que resultou da participação de Portugal nos organismos de Bretton Woods - cerca de 638 000 contos. Através da apreciação dos saldos globais das balanças de pagamentos com o conjunto dos países da O. E. C. E., com os Estados Unidos e o Canadá e com o cresto do Mundo", observa-se que a contracção registada resultou de variações desfavoráveis em todas as zonas monetárias, sobretudo nas duas primeiras. Assim, elevou-se em relação a igual período de 1960 o déficit tradicionalmente verificado nas relações económicas com os países da O. E. C. E. e diminuiu em grande escala o saldo positivo da balança global com os Estados Unidos e o Canadá. A avaliar pelas suas repercussões nas reservas do banco central, o saldo negativo da balança de pagamentos ter-se-ia agravado ainda em Julho e Agosto do corrente ano. Todavia, o ritmo de desequilíbrio atenuou--se sensivelmente a partir de Setembro.

[... ver tabela na imagem]

Ouro e disponibilidades em moeda estrangeira do Banco de Portugal

(a) Ouro)em barra e amoedada e disponibilidade em moeda estrangeira, deduzido responsabilidades em moeda estrangeira (artigos 26º a 28º dos estatutos).

Nota.-Valores extraídos das situações semanais do Banco de Portugal no final dos meses indicados

Aliás, com base na evolução da balança de pagamentos nos últimos anos, em que se têm registado normalmente excedentes no decurso do 2.º semestre, parece legítimo admitir alguma melhoria do resultado final das relações com o exterior até final do ano, embora sem dúvida insuficiente para compensar o déficit registado até fins de Junho de 1961.

Balança comercial da metrópole Pelas observações que se acabam de formular pode, pois, concluir-se ter sido nas transacções de mercadorias com o exterior que se localizou um dos principais factores determinantes do déficit apurado na balança de pagamentos durante o 1.º semestre deste ano. E, sendo assim, importa neste momento tentar definir a natureza do desequilíbrio em causa. Antes, porém, registe-se que, em face dos resultados apurados na balança comercial da metrópole com o estrangeiro até final de Agosto, se verifica nova deterioração do seu saldo negativo em relação ao fim do 1.º semestre deste ano; efectivamente, este passou de 3 804 000 para 5 804 000 contos. Comparando o comportamento da mesma balança com o que foi observado no período correspondente de 1960, assinala-se um agravamento de cerca de 40 por cento do saldo negativo, evolução determinada por importações de mon-