tante consideravelmente mais elevado, a par de uma quase estagnação das exportações (apenas mais 4,7 por cento).

Balança comercial da metrópole com o estrangeiro (Milhares de contos)

Nota. - Inclui "Origens ignoradas", "Vários e "Fornecimentos à navegação"

Deste modo, verifica-se no período considerado quebra do coeficiente de cobertura das importações pelas exportações, que passou de 50,G pontos, em período homólogo de 1960, para 42,4 pontos.

For outro lado, e ainda em relação aos primeiros oito meses de 1961, é de salientar a circunstância de o preço médio da tonelada exportada, em comparação com período homólogo do ano anterior, se ter elevado em 720$ (mais 28,6 por cento), enquanto o da tonelada importada aumentou apenas 179$ (mais 5,1 por cento), o que se traduz numa apreciável melhoria da razão de troca. No entanto, a expansão do volume físico das importações e a contracção do quantum das exportações, verificadas naquele período, não só neutralizaram a melhoria dos valores médios como conduziram a um agravamento de aproximadamente 1,8 milhões de contos no déficit da balança comercial. A comparação do comércio externo da metrópole por zonas monetárias nos períodos de Janeiro a Agosto de 1960 e 1961 l, demonstra que, embora se tenha registado agravamento em todas as zonas consideradas, não se alterou, contudo, a estrutura do comércio externo metropolitano para essas zonas.

Efectivamente, no que se refere u zona dólar, donde provêm cerca de 11 por cento das importações do estrangeiro e para onde se destinam aproximadamente 20 por cento das exportações metropolitanas, verificou-se um agravamento do seu saldo em 303 000. contos. E dado que esta evolução foi exclusivamente determinada pelo acréscimo de 43 por cento das importações, uma vez que as exportações se mantiveram estacionárias, o coeficiente de cobertura passou de 104,1 para 73.5 pontos.

Por sua vez, as transacções com a zona do Acordo Monetário Europeu, onde tradicionalmente se concentra a maior parte do comércio externo metropolitano - cerca de 82 por cento das impor rações e de 72 por cento das exportações- ofereceram, como era de esperar, a contribuição mais significativa para o agravamento da balança comercial com o estrangeiro: cerca de l 380 000 contos, ou seja 75 por cento da contracção experimentada pelo saldo global dessa balança. Este resultado foi exclusivamente determinado pelo acentuado acréscimo das importações (mais de 23 por cento), embora parcialmente compensado pelo aumento das exportações, de proporções nitidamente inferiores, quer em valor absoluto, quer percentual. Ainda, dentro desta zona, interessa referir o comportamento evidenciado pelas transacções com o conjunto dos países da C. E. E. e com os restantes países da A. E. C. L.

O agravamento registado nos resultados das transacções com os países da C. E. E. foi determinado não só pela ligeira diminuição das exportações, mas também, e principalmente, pela expansão de 12,8 por cento das importações - taxa ainda superior à registada no ano anterior. Por seu turno, o crescimento fortemente acentuado das importações provenientes dos restantes países da A. E. C. L. -cerca lê 54 por cento - situa-se muito além, tanto em valor absoluto como relativo, do registado nas exportações (19 por cento), determinando assim uma duplicação do saldo negativo da balança comercial com estes países e uma diminuição do respectivo coeficiente de cobertura de 58,3 para 44,9 pontos.

É cedo ainda para concluir se este comportamento não teria sido influenciado, pelo menos em parte, pelos últimos arranjos no quadro das relações comerciais europeias. No entanto, embora se pense que no fundo estarão outras determinantes de natureza económica como explicativas do movimento em causa, talvez seja lícito admitir que elas tenham sido de certo modo acentuadas pela recente alteração do condicionalismo em que se processava o comércio intereuropeu. Por outro lado, e ainda em virtude do elevado acréscimo observado no nível das importações do período de Janeiro a Agosto de 1961, o qual se cifrou em 24,8 por cento, tem interesse observar a evolução verificada nos diferentes grupos de mercadorias importadas, de modo a poder-se conhecer, de forma mais nítida, a natureza do comportamento da balança comercial.

Importação metropolitana do estrangeiro, por grupos de mercadorias