Plano de Fomento (metrópole) (a)

Execução no período de Janeiro a Julho de 1961 (por empreendimentos) (Milhares de contos)

(a) Elementos fornecidos pela Inspecção Superior do Plano de Fomente".

Finalmente, importa registar que o recurso à diferentes fontes de financiamento para execução dos investimentos incluídos no Plano de Fomento se processou regularmente no período considerado e, de um modo geral, de acordo com a previsão inicialmente efectuada. Assim, o Orçamento Geral do Estado e o conjunto formado pelos bancos comerciais e entidades particulares, previstos como as principais fontes de financiamento em 1961, mantiveram as posições mais destacadas. Todavia, merece ainda referência o facto de a contribuição das instituições de previdência no final de Julho ter quase atingido a totalidade da respectiva previsão para o ano em curso. No conjunto, os financiamentos efectuados por estas três fontes de recursos correspondem a cerca de 66 por cento do valor total dos financiamentos realizados no período considerado.

Plano de Fomento (metrópole) (a) .

Execução no período de Janeiro a Julho de 1961 (por fontes de financiamento)

Embora, entre as diferentes fontes de financiamento até agora utilizadas, o crédito externo apresente importância relativamente insignificante, tanto para a realização de empreendimentos incluídos como não abrangidos pelo Plano de Fomento, pensa-se no entanto que a sua participação poderá em breve vir a acentuar-se, o que constituirá via adequada para proporcionar uma aceleração do ritmo de crescimento. Aliás, já no doeu r só dos sete primeiros meses deste ano foi possível assegurar efectivamente o concurso do crédito externo para a realização de investimentos abrangidos pelo II Plano.

No decorrer de 1961 concluiu-se o nosso processo de ingresso no Danço Mundial e no Fundo Monetário Internacional. Assim, o nosso país, pela primeira voz, participou na reunião anui l do Danço e do Fundo, que se realizou recentemente em Viena, lendo havido oportunidade. 110 decorrer dos trabalhos, de se salientar que Portugal, prosseguindo uma política monetária e financeira adequada às condições portuguesas, tem vindo a alargar sucessivamente a amplitude da sua cooperação internacional nestes domínios, o que se afigura revestir-se do maior interesse na medida em que se pensa que o esforço de desenvolvimento acelerado que o País pretende realizar virá a aconselhar as formas de cooperarão previstas pelos Acordos de Bretton Woods.

E pode afirmar-se que foi particularmente significativo o acolhimento que Portugal teve na primeira reunião em que participou, tendo surgido ensejo de se abordarem problemas de grande interesse relacionados com o desenvolvimento económico nacional, havendo as conversações decorrido em termos que nos permitem estar confiantes quanto aos resultados do programa de crédito externo oportunamente elaborado pelo Governo e que, na parte que directamente lhe respeita, vem sendo posto em execução serenamente. mas com o necessário realismo e a indispensável firmeza.

Por último, e no domínio do recurso ao crédito externo no plano privado, importa notar que foi adoptado recentemente um conjunto de medidas com vista à criação de um ambiente favorável à aplicação de capitais estrangeiros no País. Com eleito, para além das providências adoptadas no domínio fiscal destinadas a incentivar o investimento privado e da recente adopção do Código de Liberalização dos Movimentos de Capitais no quadro da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos - que abrange agora os Estados Unidos da América e o Canadá - interessa salientar neste momento a recente promulgação do Dec.reto-Lei n.º 43 710, de 124 de Maio último, pelo qual fui autorizado o Ministro das Finanças a conceder o aval do Estado a operações de crédito externo a realizar por empresas nacionais, desde (pie essas operações se destinem a empreendimentos que se revistam de particular significado para a estabilidade e o progresso económico do País e que tais empresas ofereçam a in dispensável segurança ao Estado. E podo desde já referir-se que se efectivaram as primeiras operações no âmbito deste diploma, esperando-se que por esta e outras vias, seja possível assegurar volume apreciável de recursos financeiros orientados paru o desenvolvimento económico do País.

Evolução geral da conjuntura As notas atrás apresentadas sobre os aspectos dominantes da recente evolução económica metropolitana não ficariam completas se não se fizesse neste momento referência, embora sucinta, ao comportamento