O Orador: - Na vida pessoal como na acção política não é lícito pretender aliar o sim e o não. Sem coerência não há seriedade nem autenticidade.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Ora o novo Código de Processo-Civil, na vastidão monumental dos seus 1528 artigos, procurou manter, e conseguiu-o plenamente, fidelidade aos postulados que dão sentido superior ao património dos nossos melhores valores morais, jurídicos e políticos.

Que a lição sirva de exemplo, porque é lição de sabedoria e dignidade, de senso e verdade.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Paulo Cancella de Abreu: -Sr. Presidente: na sessão de 13 de Dezembro último a ilustre Deputada por Moçambique Sr.ª D. Custódia Lopes fez a sua estreia parlamentar mediante palavras que traduziram, neste momento angustioso, o seu sentimento de mulher e de portuguesa. Fê-lo em termos vibrantes, comovidos e emocionantes; e toda a Assembleia secundou com fervorosos aplausos o seu veemente protesto contra «as manobras insidiosas e a atitude insólita do Governo da índia».

Justificadamente, julgou-se intérprete de todas as mulheres de aquém e de além-mar, e, a propósito e expressivamente, acentuou que pela primeira vez foi dado às mulheres portuguesas do ultramar ocupar nesta Assembleia um lugar ao lado das suas compatriotas metropolitanas.

Trata-se, realmente, de uma notável regalia, mas nem umas nem outras a devem ao liberalismo, nem tão-pouco à democracia mais ou menos demagógica do passado, mas sim ao regime conservador do Estudo Novo.

Vozes: - Muito bem!

s pura a defesa da sua pátria.

É, na verdade, digna de expressivo relevo a acção assombrosa e eficaz que as mulheres portuguesas, desde as da mais alta aristocracia até às de mais modesta condição, quer do continente, quer do ultramar, têm exercido em benefício das populações sacrificadas, dos refugiados, fios nossos soldados e suas famílias, etc.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Inúmeras são, realmente, as que, numa dação total, abandonam completamente as suas actividades e os seus hábitos de vida, o sossego do seu lar, tudo, tudo sacrificando, incluindo muitas vezes a própria saúde, para inteiramente se devotarem a uma tarefa ingente, que, em valor e resultados, não tem decerto precedentes.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - E não é apenas o destino humanitário das dádivas recolhidas o que estimula o extraordinário volume destas, pois para tal e para tanto dão largo contributo o exemplo, a sugestão moral e ainda a confiança e o anseio de secundar e valorizar aquele enorme esforço e de coroar o abnegado sacrifício levado a cabo com fé, com caridade cristã e devoção patriótica, em que as- portuguesas são modelares.

Há mais!

E há mais, porque a actividade feminina, além de traduzir-se no exaustivo trabalho de dar destino e aplicação aos donativos de todo o género e qualidade e representativos de dezenas, muitas dezenas de milhares de contos, que vêm acrescer as quantias vultosas em dinheiro, elas tratam também da sua distribuição, da sua cuidada embalagem e das respectivas remessas; e ainda lhes resta vagar para a confecção, em sessões de costura colectiva ou individual, de muitos milhares de artigos de vestuário, e de enfermagem e outros. Também lhes sobra tempo para receberem e instalarem os refugiados que chegam e hospitalizar os doentes, especialmente mulheres, crianças e velhos, e visitarem os indigentes nos seus tugúrios.

Os resultados estão à vista, pois evidenciam-nos a toda a luz os dados estatísticos colhidos através das instituições de assistência particular, que são numerosas; mas, sem menosprezar as outras, bastam-me, paru exemplo, alguns dos resultados mais expressivos da campanha empreendida sem alarde pelas 600 senhoras da secção feminina da Cruz Vermelha Portuguesa e pelas dos núcleos do Porto, de Luanda, de Braga e outros.

Receberam-se ali à volta de 31 000 contos em dinheiro, dos quais 29 000 foram remetidos para Angola. Mas foram para ali enviadas também muito mais de l milhão de volumosas embalagens, contendo toneladas de peças de roupas de cama, de vestuário de todas as naturezas e qualidades, material de enfermagem, remédios, géneros alimentícios de toda a ordem, louças, tabaco, brinquedos, etc. E, na metrópole, cerca de 300 famílias recebem mensalmente assistência, cujo valor já atingiu muitas centenas de contos.

Independentemente do exposto, que é imenso, por intermédio das beneméritas senhoras têm sido empregados muitos milhares de contos na sua referida assistência aos recém-chegados do ultramar, incluindo já os de Goa.

Sr. Presidente: os factos e os números que os exprimem valem por si e a ninguém é lícito depreciar o grande s expressivo significado dos que, a mero título de exemplo, indiquei em breve apontamento.

Mas há ainda mais uma palavra a proferir.. E esta ó dirigida àquelas a quem, em Angola, não se quebrou n ânimo e não abandonaram o lar, chegando ao ponto de corajosamente empunharem armas e, com decisão e heroísmo, defenderem vida e fazenda.

De concluir é, pois, que não é demasiado, antes constitui um dever de justiça, assinalar aqui tão enorme e operante acção feminina, e terminar dirigindo uma