minha intervenção têm menos interesse. Devemos ser mais realistas, olhando sobretudo as possibilidades de construir o futuro.

Só quando vencidos os grandes inimigos parasitológicos e obtido certo sucesso na penetração para os planaltos e valorização das respectivas terras (defesa contra a erosão, fertilização regular, etc.), os preconceitos contra as «costas de desterro» e «cemitérios de brancos» começaram a ser arredados.

É esta a África portentosa que se abre hoje ao nosso esforço e que se revê no labor modesto moa persistente das cinco gerações de brancos que já viveram na Huíla.

Sr. Presidente: talvez não seja despiciendo referir, aqui a população do ultramar português em 1950:

Fonte: Anuário Estatística do Ultramar do 1959.

Ás seculares guerras tribais, o tráfego da escravatura, a subnutrição, a baixa taxa de fertilidade, a malária e outras doenças contam-se entre as causas da fraca densidade populacional do continente africano Mas, vencidos estes obstáculos pela acção do homem branco, é hoje possível aceitar acréscimos futuros bem mais notáreis nas populações indígenas.

No que respeita a presença branco, na hora actual e tendo ainda em conta as causas históricas já sumariadas, poderíamos enumerar como razões de atraso relativamente a um óptimo no nosso esforço de povoamento : a falta de capacidade financeira; a carência de planos de colonização, elaborados com antecipação e meticulosidade; a insuficiência de assistência técnica; a persistência das correntes emigratórias atrás referidas ; a ausência de estudo, informação e propaganda nos territórios de emissão.

O Sr. Burity da Silva: - V. Exa. dá-me licença?

O Orador: - Faz favor.

O Sr. Burity da Silva: -Desculpe V. Exa. que faça esta interrupção, mas quanto a ausência de estudos peço licença para dizer que até estudamos de mais.

O Orador: - Isso é no ultramar. Nós aqui na metrópole entendemos que estudamos muito pouco em relação ao que devíamos estudar.

O Sr. Presidente: - Queria dizer a V. Exa. que está a tocar o tempo regimental, que é para V. Exa. regular a sua vida e os apartes.

O Orador: - Se V. Exa. me dá licença, começo por regular os apartes.

Os últimos números de que neste momento disponho, tirados do Anuário Estatístico do Ultramar de 1959, dão as seguintes estimativas da população, calculadas para 31 de Dezembro de 1959:

Fonte: Anuário Estatístico do Ultramar de 1959.

O panorama é já mais animador, embora muitíssimo distante do que todos desejavam.

De. facto, o movimento da população entre a metrópole e o ultramar na década de 1951-1960 reduziu-se ao seguinte: