Nada importa, o procedo de conquista que está na sua origem. Noutra ocasião desenvolverei esse tema.

Sr. Presidente e distintos colegas: as forças da União Indiana -mais de 30 000 soldadas com esquadrilhas de aviões e cruzadores- cercam neste momento as nossas fronteiras. Ninguém nos garante o dia de amanhã. Poderemos acordar com surpresas.

Acho estranha aquela manifestação de força contra nós.

Nunca o inaatma Gandhi. o autor e o pai da independência da União Indiana, recorreria a estes métodos. O meio de que usara e que doutrinou durante toda a sua vida é o meio da revolta por desobediência civil. Nunca recorreu à violéurin.

Mas o ssatyagrahi" só impressiona quando estiver cheio de razão. Fora deste condicionalismo, impressiona mais pelo ridículo do que pela seriedade do seu auto. emhora trágico.

Mas pura que serviria um "ssatyagrahi" indiano em Goa? Não havendo força moral em que se apoiasse, deixá-lo-iam morrer ... à vontade, como qualquer besta.

Se o Primeiro-Ministro, Sr. Nehru. com a ameaça das forças da União Indiana no limite dos nossos territórios, só visou representar uma fita. está na lógica das suas ideias e dos seus processos. Mas se visa executar as ameaças, desautorizar-se-á a si próprio v terá cuspido sobro as cinzas de Gandhi, o próprio fundador e pai da independência, da União Indiana.

Não sou inimigo da União Indiana. Sou até muito compreensivo para ela. Só lamento a atitude do seu Primeiro-Ministro. se procura executar as suas ameaças.

Parece que falei muito. E emocionei-me também de mais.

Vozes: - Não apoiado!

O Orador: - Abri-me um pouco de mais. Nem sempre somos senhores das nossas emoções.

Em resumo, portanto, e para fecho: sou portador para VV. Ex.ma, Sr. Presidente e distintos Deputado, dos sentimentos da população da índia Portuguesa de unidade política destes territórios com Portugal.

Vozes: -Muito bem, muito bem!

O Orador: -Para que fingem, para que mentem que a população hindu dos nossos territórios é pela sua integração na União Indiana? E falsa e mentirosa essa asserção. Conheço o meu país na ponta dos dedos. Posso afirmar categoricamente mais uma vez que a população hindu só aceitará a integração na União Indiana como fatalidade dos acontecimentos. Por sua vontade própria, nunca.

Tenho dito.

Vozes: -Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Pinto Carneiro: - Sr. Presidente. Srs. 'Deputados: as minhas primeiras palavras suo de efusiva saudação para V. Ex.ª, Sr. Prof. Doutor Mário de Figueiredo, que, num momento grave da nossa história, toma nas suas mãos o comando desta Assembleia.

Professor eminente. V. Ex.ª é, também o egrégio homem público que tem sabido perlustrar os altos e difíceis cargos que á sua inteligência esclarecida e à sua impoluta probidade moral têm sido confiados.

O portuguesismo de. V. Ex.ª, que ilumina todos os passos da sua vida devotada â causa nacional, é um luzeiro a abrir o caminho da honra que os novos, agradecidos, hão-de trilhar.

Digne-se, pois, V. Ex.ª aceitar o preito da minha mais alta consideração.

Sr. Presidente: foi-me concedida a palavra, num momento em que a minha consciência de português mu impõe um desabafo patriótico.

Conforme as previsões de. qualquer observador medianamente avisado, continua a campanha aleivosa e demolidora que, em má hora, a União Indiana, secundada pela política da O. N. U., desencadeou contra nós.

Como cidadão de um país livre, que, fiel ao sentido transcendente da sua história, não se assusta perante as lufadas de nacionalismo nascentes sob o signo da foice e do martelo ...

Vozes: - Muito bem!!

O Orador: - ... como cidadão de um pais aventureiro. que, não obstante as suas reduzidas proporções geode-mográticas, constituiu, depois de Cristo, a maior expressão de fraternidade entre os homens ...

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - ... como cidadão de um pais glorioso, cujo prestígio, iluminado por muitos séculos de esplendor, não pode estar à mercê dos Humores exaltados das congregações tumultuarias, eu Formulo contra a rudeza iníqua daqueles ataques à nossa soberania o meu protesto mais ardoroso, mais veemente e indignado e estendo o calor deste protesto à O. .N. U., que está a atraiçoar os fins para que foi criada.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - O grande jurista alemão Von Lheriug, numa subtil observação psicológica, afirmou: "Os que rastejam como as formigas não têm o direito de se queixar se porventura, forem calcados".

E esta afirmação, que é váida no campo das relações particulares, tem especial. cabimento no domínio das relações internacionais.

A O. N. fr., desvirtuando flagrantemente os fins de-fluentes do seu estatuto fundamental. desviando-se ostensivamente do rumo que devia prosseguir, estimulando a estulta cubica de muitos dos seus áulicos, transformou-se numa Babel de confusão, num alfobre anárquico de caprichos sedutores e ódios camuflados, num infausto proscénio, através do qual alguns incrementam a influência do seu império, enquanto outros, maravilhados pelos ouropéis de unia lisonja deletéria, se inclinam docilmente perante a estrídula presença dos seus senhores.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - E o Mundo, numa efervescência multiforme de ideais político-económicos. nem repara que. enquanto uns estadeiam sua aliciante grandeza, outros, candidamente, estendem os braços n uma decantada fraternidade que, por falaz e fictícia, amanhã, lhes algemará os pulsos com os grilhões de uma nova escrava ura .

Vozes: - Muito bem!