Preços de 1954

(Em milhares de contos)

Fonte: Relatório da proposta, mapa anexo n.º 2

Porém, para o ano corrente, já não se pode contar com semelhante comportamento, em consequência do acréscimo de encargos impostos pela defesa nacional. Torna-se mesmo conveniente que o consumo privado apresente uma contracção nos bens menos essenciais que são importados. O outro elemento componente de destaque da procura interna, o investimento, teria progredido de cerca de 6 por cento em 1960, elevando-se a 11,3 milhões de contos, segundo apuramento a preços correntes do Instituto Nacional de Estatística. Mas, devido à subida do nível dos preços que se verificou naquele ano- cerca de 2 por cento -, o confronto a preços constantes não traduz uma progressão tão nítida, conforme se infere dos elementos reunidos no quadro seguinte, onde se indica também a percentagem em relação ao produto nacional:

Formação bruta de capital fixo e sua comparação com a despesa nacional

Preços de 1954

(Em milhares de contos)

Fonte: Relatório da proposta, mapa anexo n.º 2 Segundo os três agrupamentos da actividade económica, a execução do Plano nos sete primeiros meses do corrente ano pode sintetizar-se como se indica neste quadro:

II Plano de Fomento (metrópole)

Fonte: Relatório da proposta, mapa anexo n.º 9.

A percentagem do despendido em cada sector relativamente ao previsto não apresenta oscilações sensíveis em confronto com a média, esperando-se até ao fim do ano realização quase integral do programa estabelecido, dado que a execução do Plano tem sido normalmente acelerada nos últimos meses do ano. As trocas comerciais no 1.º semestre de 1961 expandiram-se à razão de 30 por cento nas importações e 2 por cento nas exportações, quando observadas pelos respectivos valores. No que toca à tonelagem, a progressão das importações foi de 22 por cento, enquanto as exportações registaram uma contracção de 15 por cento, que afectou principalmente os vinhos (com excepção do vinho do Porto), as pirites e os combustíveis líquidos.

As mais importantes alterações com influência no acréscimo do valor das exportações deram-se nas conservas de peixe, no vinho do Porto, nos resinosos e nos fios de algodão, tendo actuado em sentido contrário os restantes vinhos, os tecidos de algodão, a cortiça em bruto, os combustíveis líquidos e os bordados da Madeira.