O Orador: - Fé na intervenção de V. Exa., Sr. Presidente.

Esperança em que dessa intervenção algo de útil resultará.

E por caridade para com o próximo, neste caso todos VV. Exas., não servirei mais o amargo prato da batata com sabor a suor e lágrimas dos seus cultivadores.

Vozes: - Muito bem!

Boletim Pecuário n.º 2, do ano de 1943, encontra-se inserto um estudo a que procederam os médicos veterinários Teodósio Marques Antunes e Inácio António dos Santos.

Da sua leitura se deixa ver que a boa qualidade do queijo da serra depende das variadas operações a que o seu fabrico está sujeito.

A acidez do leite, a temperatura a que se deve dar a coagulação, a qualidade e a quantidade do preparado coagulante, o encinchamento, a salga, o enxugo e a cura são operações que exigem estudo e orientação no sentido de se generalizar a sua mais aconselhável prática.

O Sr. Nunes de Oliveira: - As condições higiénicas também são muito importantes para esse caso, e em grande parte não existem.

O Orador: - Absolutamente de acordo. No estudo em referência, resultante da visita a elevado número de queijadas, diz-se a p. 67:

... Compreende-se como é impossível qualquer orientação no meio de números tão díspares (referem-se ao grau de temperatura e ao tempo gasto na coagulação) e não estabelecer confusão ao relatá-los, quando nós mesmos, que os colhemos, estudamos e comparamos, nos sentimos perplexos e surpresos, pois, esperando encontrar, sim, uma indústria dispersa e sem método definido, não supúnhamos, todavia, deparar com processos tão heterogéneos e desordenados, que nem sabemos classificar.

Deste modo se deixa ver, o que, aliás, se verifica através de todo o estudo, a arbitrariedade e o empirismo que preside ao fabrico do queijo da serra. Essa arbitrariedade e esse empirismo tradu-lo o nosso povo na expressão tantas vezes ouvida: «Este ano o queijo não me calha», ou «Este ano o queijo calha-me bem». Pois, apesar de o cuidadoso estudo a que venho referindo-me ter sido elaborado em 1943, ainda hoje o queijo da serra se fabrica a base do «calha».

No entanto, noutras regiões com matéria-prima de qualidade indiscutìvelmente inferior têm-se feito experiências e investido capitais nem sempre remuneradores.

A falta de assistência técnica no fabrico do queijo da serra se deve anualmente um prejuízo para a região sua produtora que bem se pode avaliar, grosso modo, em mais de 6 milhares de contos.

Notem VV. Exas. que, por vezes, na mesma aldeia, vivendo até na mesma rua, um produtor vende o seu queijo a 500$ e 600$ a arroba, enquanto o vizinho não consegue preço superior a 300$ e 350$ e muitas vezes menos.

Não desejava, Sr. Presidente, que a qualidade do bom queijo da serra fosse melhorada, mas venho lutando e continuarei a lutar pela facílima melhoria daquele que, por falta de assistência técnica - e só por isso -, calha mal ao produtor.

Se a matéria-prima é a mesma, só nos processos deficitários da sua industrialização se pode justificar a sensível diferença de preço do produto.

Impõe-se, pois, Sr. Presidente, a criação de, pelo menos, dois postos de assistência técnica e divulgação que prestem assistência domiciliária aos produtores de queijo da serra, única fonte de receita que vem dando condições do vida ao pequeno proprietário da região.

Os prejuízos resultantes de tal falta bem justificam a sua criação e as ridículas despesas com a sua manutenção.

Uns termómetros, uns higrómetros e um rudimentar laboratório ao serviço de um funcionário esclarecido muito contribuiriam para uma sensível melhoria de vida das classes interessadas no fabrico daquele delicioso produto regional.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - O nosso povo, apesar de inculto, bem se apercebe das deficiências existentes nas suas rudimentares salas de cura. Por isso, nos dias de frio intenso, vemo-lo aquecer com braseiras o ambiente daquelas salas e, nos dias secos, do chamado vento soão, serviu-se de bacias de água para aumentar o grau de humidade.

Com estas práticas, levadas a cabo de forma arbitrária, só por acaso se consegue a constância térmica e higrométrica indispensável à tão importante operação da cura.

É evidente a necessidade de assistência, a fim de se evitar a perda inglória de milhares de contos anuais proveniente do mau fabrico da melhor matéria-prima que no género existe em Portugal.

O Sr. António Santos da Cunha: - E no Mundo.

O Orador: - E no Mundo, talvez V. Exa. tenha razão. À Direcção-Geral dos Serviços Pecuários incumbe dar satisfação ao pedido de que neste momento me faço eco.

E, ao dirigir-me a esta Direcção-Geral, faço-o cheio de confiança, por saber da sua meritória actividade noutros sectores da pecuária.

Haja em vista a campanha de saneamento, através da vacinação gratuita anticarbunculosa, que foi coroada de totais e imediatos êxitos.