O Sr. António Santos da Cunha: - Muito bem!

O Orador: - Homenagem a que junto a minha própria, de profunda admiração pelo esclarecido técnico, a que adito a que nutro pelas virtudes humanas que exornam a distinta personalidade de S. Exa.

O Sr. António Santos da Cunha: - Muito bem!

O Orador: - Mas já que a região da Beira Alta se apoia nas perspectivas raras que às suas aspirações e anseios vem abrir o desenvolvimento da indústria turística regional, apoiada em belezas de incidência sem par e numa indústria hoteleira que já para breve se apresenta de nível bastante razoável, à guisa de corolário escasseia-lhe entretanto uma rede de estradas em certos ângulos à altura das necessidades e responsabilidades de determinadas zonas.

Sem esquecer o extraordinário afã que no domínio rodoviário perpassa por todo o distrito, isso não obvia ao que ocorre, sob este aspecto, em zonas como, por exemplo, a que de Viseu conduz a Aveiro.

A chamada estrada do vale do Vouga, andando com o seu traçado na cola do perigo, quando não da morte, mais se assemelha, no seu percurso, a uma xácara de figuras de pesadelo que a um meio seguro e repousante de viajar.

A estrada nacional n.º 16 não serve, pois, hoje, às exigências elementares de uma via de ligação de importância económica e turística de rara transcendência que corta transversalmente o coração do País e une a estrada internacional que nos braços de Mangualde e Nelas - este em plena labora cão que importa apressar - a conduz por Viseu à estrada nacional Lisboa-Porto.

O Sr. António Santos da Cunha: - Muito bem!

O Orador: - O movimento de turistas que foge ao colear perigoso e, por vezes, macabro do vale do Vouga, escondendo recortes da mais excelsa paisagem, de que escorre a vida, mas uma vida pujante, forte, irresistível, despede para a Mealhada um surto turístico que vai do País, sem conhecer um primoroso rincão do solo pátrio, onde porventura deixaria extasiados os olhos e preso, para sempre, o coração!

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Do mesmo modo acontece com a estrada nacional n.º 228, que de S. Pedro do Sul corre para Castro Daire, em direcção a Lamego, com vistas a oferecer à admiração comum maravilhas paisagísticas de surpreendente encanto e em que pequenas rectificações de curvas e a pavimentação betuminosa do seu curso tanto bastaria para dar escoamento a um surto de viação cuja importância no presente, e pela que oferece no futuro, não é de qualquer forma despicienda.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - As boas vias de comunicação são a condição primária do desenvolvimento turístico. Sem elas tudo o que se faça no planeamento do turismo nacional e regional é trabalho inconsequente, porque a comunicação rápida e cómoda é o maior factor estimulante do fluxo turístico em qualquer país.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Assim, também Viseu muito espera do alto patrocínio que ao Sr. Ministro das Comunicações mereça o voto que ilustre colega lhe dirigiu no sentido de que o aeródromo Gonçalves Lobato se transforme num aeroporto à escala nacional, sem esquecer as altas vantagens que, como pista de recurso, possa ter nas comunicações com o estrangeiro.

E finalizo como comecei, com o salientar a feição agrícola e comercial da cidade de Viseu e seu termo, para apontar as altas vantagens que para o distrito e mesmo para toda a Beira Alta traria a criação de um instituto médio de comércio e de uma escola de regentes agrícolas naquela cidade, esta última se as reformas da nova legislação agrária a justificarem.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Aduz ainda a necessidade dessa criação a alta vantagem de desconcentrar os estabelecimentos de ensino dos chamados grandes meios urbanos, já que o clima moral e espiritual que se respira nas cidades provincianas é o melhor antídoto ao avanço de doutrinas e hábitos que a fisionomia tradicional do País repele, por antinacionais.

Vozes: -- Muito bem, muito bem!

O Orador: - Para fundamentá-la ainda acresce que em cidades como a que se apodou de urbe de Viriato é possível hoje iniciar-se, através da delegação da Mocidade Portuguesa local e pelo assistente da organização, um curso-diálogo de doutrinação interessando os jovens em alto grau e armando-os para a batalha ideológica do futuro.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - E não devemos esquecer que foi no ambiente social e escolar de Viseu que surgiu o primeiro português do nosso século, porventura o melhor cruzado da batalha do Ocidente, como lá nasceu e se formou o esclarecido estadista que preside ao cada vez mais prestigiado órgão da Representação Nacional, que é V. Ex.ª, Sr. Presidente!

Esta a súmula de aspirações que no domínio escolar o distrito leva à consideração do Sr. Ministro da Educação Nacional, persuadido no melhor acolhimento que a justeza dos problemas enunciados há-de merecer ao ilustre homem de Estado que é o Sr. Prof. Doutor Lopes de Almeida.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Vai passar-se à

O Sr. Presidente: - Estão em discussão na generalidade as propostas de lei sobre a previdência social e o Estatuto da Saúde e Assistência.

Tem a palavra o Sr. Deputado Veiga de Macedo.

O Sr. Veiga de Macedo: - Sr. Presidente: a proposta de lei relativa à reforma da previdência, que a Assem-