A situação não se modificou. Deduz-se das cifras que até piorou nalgumas regiões.

Zona a norte do Tejo Na zona a norte do Tejo as condições são caóticas e confusas nalguns sítios. O exame do número de prédios, por concelhos, tornaria mais dará a situação actual.

A seguir dão-se as cifras:

Viseu é o distrito de maior número de prédios rústicos, com bem mais de um milhão e meio, e o distrito de Castelo Branco é o de menor número nesta zona, ainda assim com mais de meio milhão. Neste último distrito há a considerar alguns concelhos, como o de Idanha-a-Nova, algumas freguesias do de Penamacor e parte do de Castelo Branco, com relativamente larga percentagem de grandes propriedades. Mas ultimamente acentuou-se nesta zona o parcelamento. Ainda neste distrito, os concelhos de Proença-a-Nova, Oleiros, Vila de Rei e Sertã e parte do de Vila Velha de Ródão, de terrenos pobres na maior parte dos casos, apresentam um estreito emaranhado de propriedades que torna muito difícil a exploração agrícola.

Mas estas características repetem-se noutros distritos, como em certos concelhos dos de Braga e Viana do Castelo, e em muitas zonas do de Viseu.

Zona do Sal do Tejo Na zona do Sul do Tejo as condições são muito diferentes. A simples comparação do quadro a seguir com o anterior mostra a profunda diferença entre as duas zonas:

Enquanto o número de prédios oscila entre 1 600 000 em Viseu e cerca de 600 000 em Castelo Branco, com pelo menos três distritos com números superiores a 1 000 000 de prédios, nos quatro distritos do Alentejo idênticos números oscilam entre 81 000 em Beja e cerca de 29 000 em Setúbal. E parece que nalguns casos ainda está a produzir-se a concentração da propriedade no Sul.

Estes dois quadros definem a anormalidade da divisão agrária do País e a conveniência em olhar de frente um dos seus problemas económicos mais sérios.

Rendimentos colectáveis Pelas razões já apontadas, os rendimentos colectáveis da propriedade rústica são baixos.

A seguir indicam-se os rendimentos colectáveis rústicos e urbanos por distritos.