Fazendo o confronto, em valores absolutos, das importações em 1959 e em 1960 obtém-se um quadro indicando que as manufacturas diversas desceram em quantidade e valor nas aquisições no estrangeiro.

Valor médio das importações O valor médio por tonelada do conjunto das importações fixou-se, em 1960, em 3694$, contra 3249$ nas exportações.

Também se notou que de 1959 para 1960 o valor da tonelagem média subiu 152$ nas importações e 102$ nas exportações.

O comportamento, nas importações, de cada uma das classes de mercadorias consta do quadro seguinte, em escudos:

O desdobramento deste valor médio geral, de 3694$, torna-se difícil no seu confronto com os números dos anos anteriores, em resultado da criação do agrupamento de encomendas postais, cujo valor médio é de 415 $70 por cada quilograma, o que demonstra o alto preço das mercadorias assim transportadas. Mas, dada a pequena influência que ainda têm as encomendas postais no conjunto das importações, apesar do seu alto valor unitário, é válido o confronto com os preços médios apurados nos anos anteriores. Só nos animais vivos e nas matérias-primas os preços médios subiram de 1959 para 1960, o que pode ser altamente significativo, ao menos no que respeita às matérias-primas, pois os animais vivos são por si também matéria-prima, pelo menos em elevada percentagem.

Se o conjunto das matérias-primas sobe no seu preço unitário e as restantes classes de produtos fabricados descem, parece que estamos diante de um movimento cujos resultados convém acautelar.

No grupo, por exemplo, a descida nos preços do equipamento de base.

A decomposição desta classe em aparelhos e veículos vê-se no quadro seguinte, mostrando a tonelagem, o valor total em milhares de contos e a percentagem de cada parcela no conjunto da classe; por ele se verifica não ter havido modificação de 1959 para 1960 na distribuição.

Enquanto os preços por tonelada dos fios e tecidos e das substâncias alimentícias subiram, de 1938 a 1960, para o triplo, aumentaram, no mesmo período, para perto do quádruplo os aparelhos. O quadro que se segue dá o preço unitário por tonelada deste grupo de mercadorias, em escudos.