não atingiram a verba de 1959, aliás muito pequena, e o caminho de ferro da Beira, que produzira a receita de 63 000 contos em 1959, só entrou nos cofres do Estado com 28 000 contos em 1960.

A diminuição foi, assim, de 35 000 contos.

Foram as menores participações nas lotarias e nos caminhos de ferro da Beira quê ocasionaram a diminuição verificada, porquanto a Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência melhorou a sua entrega ao Estado com 2173 contos, visto a participação nos lucros daquele estabelecimento de crédito se ter elevado a 51 527 contos.

O Banco de Portugal entregou menos 8 contos. Os rendimentos dos capitais do Estado melhoraram para 127 027 contos. A evolução destes rendimentos consta dos números que seguem:

Contos

A carteira de títulos e de empresas particulares na posse do Estado tende a aumentar e adiante se indicarão as suas participações no capital accionista e obrigacionista. De modo que as receitas sob a forma de dividendos se elevam já a soma apreciável e tiveram aumentos sensíveis nos últimos anos.

Não é este o lugar para fazer longos comentários sobre a intervenção directa do Estado na economia privada, nem se o método ultimamente seguido tem sido ou poderá vir a ser coroado de êxito. O assunto, pela sua vastidão e delicadeza, será considerado em tempo oportuno.

No quadro que segue dá-se a origem dos rendimentos de capitais:

(a) Estas rubricas foram englobadas em « Juros de obrigações», Circular n.º 447- Série ª

(b) Nesta importância estão incluídas as restantes, exceptuando-se a de «Dividendos de acções de bancos e companhias».

Há alterações no quadro habitualmente publicado. Parece que a Conta Geral deveria dar nota circunstanciada da origem dos juros e dividendos. Seria mais fácil a sua apreciação. Tal como se apresenta agora o quadro pode sintetizar-se nestoutro:

Contos

Juros de antecipação de meios concedidos

ao Fundo de Fomento Nacional ..... 31 421

Juros de diversas proveniências .. .2 918

Total ..... ... . 63 256

No ano passado o Estado recebeu de juros de obrigações 26 784 contos, que se elevaram para 28 917 contos.

Os dividendos de títulos em carteira subiram de 60 113 contos para 63 771 contos e os juros de antecipações de meios concedidos ao Fundo de Fomento Nacional passaram de 29 127 contos para 31 421 contos em 1960. A receita originada nos dividendos é discriminada no quadro seguinte:

A verba de maior relevo é a da Sacor, seguida pelas dos Bancos Nacional Ultramarino e de Angola. A melhoria de 1960 foi pequena e proveio toda ou quase toda deste último banco.