As alterações são pequenas, a não ser na assistência na tuberculose aos funcionários civis e suas famílias. Houve aumentos em quase todas as demais.

Em outras receitas há os subsídios para diversas entidades, como a Casa dos Pescadores, a Federação Nacional, das Instituições de Protecção à Criança e os serviços anti-sezonáticos. Nas receitas consignadas a estes serviços houve um aumento de 665 contos, com origem em diversas rubricas, como se pode ler na quadro a seguir:

Contos

Remuneração aos delegados do Governo 2 535

Fiscalização do comércio bancário 3 267

Fiscalização das fábricas de tabacos 1 694

Fiscalização das fábricas de cerveja e

(b) Esta rubrica foi transferida para o capitulo 5.º (Domínio...), grupo «Indústrias do Estado - Receitas brutas». (A receita em 1960 foi de 877 contos).

Fundos especiais de fomento As alterações sofridas tiveram lugar em diversos fundos, mas acentuaram-se no Fundo Especial de Transportes Terrestres, em que houve grande aumento, nos serviços eléctricos e no Fundo de Exportação, num total de 82 000 contos, com uma diminuição de 8000 contos, e em diversos, em que se cobrou também muito menos. A» receitas dos fundos especiais de fomento, discriminadas, foram:

Continuação da Tabela

Património do Estado As receitas do património do Estado são as que se referem ao Teatro de 8. Carlos, com 3386 contos, e diversas, nas quais se incluem 19 384 contos de desamortização de imóveis e semoventes e outra pequena verba. Nas receitas dos portos, além das mencionadas no domínio privado, houve o aumento de 443 contos. Discriminam-se como segue:

Os únicos progressos sensíveis tiveram lugar nos portos de Aveiro, com mais 240 contos, e Figueira da Foz, com mais 155 contos, além de Portimão, com mais 469 contos, e Angra do Heroísmo, com mais 116 contos.

Quase todos os outros acusam pequenos aumentos ou diminuições sensíveis nas receitas, como no caso de Setúbal, Faro-Olhão e Ponta Delgada.