nismo, que se elevou a 80 726 contos, mais 17 420 contos do que em 1959. A despesa discriminaria é como segue:

Os aumentos tiveram lugar no Fundo de Turismo (mais 16 167 contos), em pessoal e nas Casas de Portugal. Estes foram os de maior-valia, porque outros avolumaram os gastos, lias menores despesas reservadas nos Fundos de Teatro e do Cinema e no Museu de Arte Popular reduziram o acréscimo para os 17 420 contos indicados. Os três Fundos, do Cinema, de Teatro e de Turismo, elevaram-se; tiveram a receita de 23 931 contos e a despesa de 25<931 contos. A diferença para mais proveio de maior despesa no Fundo de Turismo.

A obra realizada pelo Fundo de Turismo estendeu-se também ao aval que concede a empréstimos contraídos na Caixa Nacional de Crédito para a construção de hotéis.

Até 31 de Dezembro o saldo dos empréstimos concedidos através desta modalidade por aquele estabelecimento de crédito elevava-se a 24 600 contos e dizia respeito a dezoito hotéis.

Embora a construção de hotéis desempenhe uma função muito importante no desenvolvimento do turismo, ela necessita de ser acompanhada de outras medidas tendentes a manter uma corrente de visitantes para o País. No estado actual da balança de pagamentos as receitas do turismo são de grande interesse.

A acompanhar o esforço feito no sentido de oferecer melhores alojamentos é absolutamente indispensável cuidar a sério do problema das estradas, e entre elas a construção de uma boa estrada de penetração que ligue Vilar Formoso a Lisboa.

A que existe não serve, e não é possível introduzir modificações capazes e económicas nos dois actuais percursos.

Este assunto será visto em pormenor noutra secção deste parecer. O aumento da ordem dos 6407 contos verificados neste Instituto proveio do pagamento de despesas resultantes do X recenseamento geral da população do continente e ilhas adjacentes, que teve lugar em Dezembro de 1960.

Os gastos realizados com este recenseamento da população elevaram-se a 6279 contos.

A diferença para mais, além da já mencionada, teve lugar em pessoal e pagamento de serviços. São pequenas verbas sem interesse. Os encargos da dívida pública têm aumentado muito nos últimos anos, e adiante se mencionarão as causas do acréscimo. Os encargos totais, que haviam sido 284 744 contos em. 1938, e em 1957 tinham subido para 723 724 contos, atingiram 851 842 contos em 1960, mais 72 061 contos do que em 1959.

Farte destes encargos são compensados, visto se referirem a amortizações e juros de empréstimos com aval de Estado, mas o aumento líquido dos encargos do Tesouro com a dívida subiu bastante.

Discriminam-se no quadro os encargos totais líquidos e deduzidos dos empréstimos com aval do Estado.