A despesa da contabilidade manteve-se no nível da de 1959, com 15 572 contos, como se nota no quadro seguinte:

Há a assinalar uma redução de 130 contos proveniente de economias em diversos encargos. As outras duas rubricas aumentaram ligeiramente.

Contribuições e impostos A Direcção-Geral das Contribuições e Impostos ainda alargou a sua despesa, de 138 070 contos para 145 740 contos, mais 7670 contos.

Outras verbas que usualmente se incluem num quadro que pretende dar uma ideia aproximada do custo da cobrança e fiscalização da receita mantiveram-se em nível parecido com o do ano passado. A Guarda Fiscal melhorou mesmo a sua despesa em cerca de 2000 contos, como se verifica nos números seguintes:

A soma das despesas dos organismos indicados no quadro subiu de 336 789 contos em 1959 para 347 390 contos em 1960. O aumento é devido a maiores gastos na Direcção-Geral e a reforço de verbas nas outras rubricas.

A despesa com a cobrança e fiscalização tem aumentado muito nos últimos anos. Na Direcção-Geral das Contribuições e Impostos a despesa desdobra-se como segue:

Foi nos encargos que se deu o acréscimo de despesa, enquanto a verba de pessoal diminuiu um pouco.

Discriminando os encargos, nota-se melhoria apreciável nas verbas de restituições e anulações de contribuição, nos quantitativos que se duo a seguir:

A esta diferença para mais há a acrescentar outras, como a do pagamento de encargos resultantes da instalação e funcionamento do serviço de informações, que custou 1650 contos, e a de encargos não especificados, onde. se gastaram 1344 contos.

Outras verbas de interesse são as das avaliações de propriedade rústica e urbana, que somaram 4771 contos, menos do que em 1959, e se dividem assim:

Há ainda algumas verbas de certo volume que concorreram, para á diferença entre as despesas de 1959 e 1960, acima mencionadas. Para dar ideia da discriminação da despesa total da Direcção-Geral das' Contribuições e Impostos decompuseram-se as cifras na forma que segue:

O aumento de despesa resultou dos serviços centrais.