Destacam-se as descidas nos fundos que se relacionam com a carteira de títulos, originadas pela queda das cotações, e os reforços do fundo de aquisição e construção de imóveis e do fundo de previsão.

Caixa Nacional de Crédito, Já se aludiu à expansão das operações da Caixa Nacional de Crédito na parte respeitante às contas correntes dos serviços privativos com as instituições anexas. Para melhor se apreciar o grau em que a Caixa Nacional de Crédito recorre ao financiamento da instituição que recolhe directamente os capitais indica-se a seguir o saldo no fim de cada ano da conta corrente em que são escriturados esses financiamentos.

No fim do exercício de 1960, além do saldo da conta corrente, a Caixa Nacional de Crédito tinha ainda 300 000 contos, números redondos, aplicados em operações de crédito. O acréscimo destas operações em 1960 foi de 366 659 contos, mais 90 854 contos que em 1959, sobretudo devido à maior extensão do apoio à lavoura para suavizar o efeito de anos sucessivos desfavoráveis, conforme se indica no quadro que segue:

Crédito agrícola Interessa, portanto, observar como se repartiu o auxílio ao sector agrícola:

Como no ano anterior, o crédito agrícola mútuo registou, em valor absoluto, uma expansão de cerca do dobro da que se verificou no crédito individual. Mas nestas últimas operações a taxa de acréscimo foi mais elevada, principalmente nos financiamentos da campanha do trigo.

O crédito para a cultura do trigo, individual e mútuo, eleva-se a 454 058 contos no fim de 1960, com tendência para subir, à medida que os agricultores vão utilizando a 2." fracção dos empréstimos, destinados a mondas, ceifas e colheitas. Trata-se de financiamentos muito elevados, que não deixarão de levantar problemas delicados para o seu completo reembolso.

Crédito industrial Em 31 de Dezembro de 1960 o saldo devedor em crédito industrial elevava-se a l 661 154 contos, com um aumento anual de 126 593 contos, aproximadamente igual ao do ano anterior.

Pelo desdobramento do saldo, segundo as indústrias, verifica-se no quadro a seguir que, com excepção da electricidade e químicas, houve progresso nas restantes:

Os novos empréstimos concedidos em 1960 totalizaram 358 501 contos, com a seguinte discriminação:

Químicas ............... 41 800