Apesar das reduzidas taxas de juro aplicadas pela Caixa Nacional de Crédito, os resultados líquidos subiram 2557 contos, relativamente ao ano precedente, atingindo 23 825 contos em 1960.

Este saldo foi assim distribuído:

Principalmente devido às dotações nos fundos de reserva, o seu conjunto elevou-se de 290 452 contos pára 313 525, com o seguinte desdobramento no balanço: As receitas das duas instituições que formam a Caixa Nacional de Previdência Caixa Geral de Aposentações e Montepio dos Servidores do Estado - somaram, em 1960, 612234 contos, revelando acréscimo inferior ao verificado no ano antecedente: 40 000 contos contra 48 000. O subsídio global do Estado atingiu 345 785 contos, representando 56 por cento das receitas, ou seja um pouco menos do que em 1959.

Além deste subsídio, há que considerar mais 4959 contos de pensões pagas pela Caixa Geral de Aposentações por força das dotações orçamentais e cuja decomposição foi a seguinte:

Caixa Geral de Aposentações A nota mais saliente da evolução da Caixa Geral de Aposentações em 1960 foi a disparidade entre o acréscimo das receitas provenientes de quotizações e das pensões - este mais rápido do que aquele.

Com efeito, enquanto as pensões tiveram um aumento de 73 000 contos, as quotas contribuíram com mais 24000 contos.

Consequentemente, foi necessário reforçar o subsídio do Estado, que desde 1955 se fixara em 285-285 contos, embora já tivesse sido superior, e que aumentou de 11000 contos, passando, portanto, para 296285 contos.

O aumento das receitas proveio, principalmente, da .elevação do número de subscritores, que passou de 186 477 para 194 475, ou sejam quase 5 por cento mais do que no ano anterior.

O volume total das receitas atingiu 541 624 contos, cabendo aos subscritores 42 por cento desta verba, contra 41 por cento em 1959 e 34 por cento em 1958. O aumento das despesas com pensões derivou não só da revisão determinada pelo Decreto-Lei n.º 42 950, de 27 de Abril de 1960, em execução da lei de auto valorização da receita e despesa para o mesmo ano, mas também do acréscimo do número de pensionistas e do facto de as novas pensões terem sido calculadas com base nós vencimentos remodelados a partir de 1959.

A variação das despesas no último ano pode resumir-se pela forma que segue, em contos:

No acréscimo da despesa, a quase totalidade (99 por cento) derivou dos encargos com pensões. Os encargos administrativos tiveram aumento muito reduzido.

O número total de pensionistas atingiu 40 653, sendo o acréscimo anual de 636, contra 493 no ano anterior.

A distribuição dos pensionistas por alguns dos ramos da administração pública e certas categorias especiais, constantes do quadro seguinte, evidencia acréscimo substancial no funcionalismo civil: