O total variou muito. Até 1959 haviam sido concedidos 887 402 coutos, que se elevaram para 942 119 contos em 1960, mais cerca de 55 000 contos.

A diferença para mais reside principalmente em arruamentos urbanos (mais 21 361 coutos), mas quase todas as outras rubricas melhoraram apreciavelmente, embora umas mais do que outras.

Melhoramentos rurais As verbas concedidas para melhoramentos rurais nos dezasseis anos sujeitos a apreciações atingiram 935 390 contos. Comparando esta verba com a dos melhoramentos urbanos, ela é inferior apenas em 6729 contos, quando a diferença em 1959 era da ordem dos 100000 contos.

A seguir indica-se o destino das comparticipações:

Os aumentos entre os dois anos são notáveis, como se verifica pelo mapa. Transparece claramente a influência dos planos de viação.

Abastecimento de água e esgotos A nova política no sentido de fazer abastecimentos colectivos do maior número possível de povoações, em vez da fonte individual como até há poucos anos, pode trazer grandes benefícios não só para as populações rurais e urbanas, como ainda para pequenos planos de rega. Neste último caso o preço de água tem de ser acessível e o abastecimento seguro e abundante. Esta política permite o abastecimento domiciliário, que auxiliará a pagar as despesas de instalação e tornará mais económico e confortável o uso de água.

Para águas e saneamento concederam-se nos dezasseis anos 679 970 contos. Idêntica verba para quinze anos até 1959 elevou-se a 595 561 contos. A melhoria foi substancial.

As comparticipações repartiram-se assim:

A rubrica «Abastecimento de água ao domicílio» elevou-se bastante, mas, ainda assim, não tanto como de desejar. Espera-se que nos próximos anos se intensifiquem os trabalhos de estudos em curso e seja possível conceder maiores verbas.

Ficam ainda para trás obras de saneamento indispensáveis em muitas localidades.

Repartição geográfica das comparticipações desde 1946 As comparticipações nos últimos dezasseis anos elevaram-se a 2570 185 contos. Incluíram-se no quadro adiante transcrito as respeitantes a estradas e caminhos públicos, abastecimento de água, habitações económicas e arruamentos urbanos. Também conviria incluir os edifícios.

A distribuição dos melhoramentos por distritos consta no quadro seguinte: