Instituto de Oncologia ...... 16 984

Os totais de 1959 e 1960 mostram apenas uma diferença de 26 contos a favor do último ano. Todas as rubricas mantiveram as suas despesas em nível idêntico ao do ano anterior.

Ensino liceal Ainda se alargou em cerca de 5536 contos a despesa desta Direcção-Geral, que somou 101 072 contos, ultrapassando pela primeira vez a casa dos 100 000 contos. Uma das razões do grande aumento nos últimos anos proveio da frequência dos liceus, cada vez mais numerosa. Em 1960 o acréscimo de despesa teve lugar essencialmente na verba «Pessoal», que atingiu 95 288 contos, mais 5516 contos do que em 1959 e mais 27 907 contos do que em 1958. O grande aumento em relação a este ano foi originado nas alterações dos vencimentos.

A seguir discriminam-se as despesas do ensino liceal: A despesa ordinária do ensino técnico, pelo Ministério da Educação Nacional, elevou-se a 156 483 contos em 1960. Ainda neste ano se deu uma subida substancial, superior a 16 000 contos, que veio a seguir a outra em anos anteriores.

A complexidade do ensino e o atraso em que se vivia, nesta matéria, obrigou a um esforço financeiro, traduzido pelos números que acabam de se ler. Esse esforço é acrescido das volumosas dotações concedidas à construção de escolas técnicas através do Ministério das Obras Públicas e já indicadas.

Apesar do grande reforço de dotações e de investimentos em escolas, ainda hão-de ser necessários maiores dispêndios nos anos próximos, se continuar, como se espera, a industrialização mais intensiva das actividades nacionais.

Po outro lado", o número de alunos que procuram as escolas industriais tem aumentado muito nos últimos anos, e as necessidades do ultramar hão-de exercer ainda maior pressão sobre o ensino técnico nacional. Haverá, po is, conveniência em intensificar em qualidade o treino das escolas industriais e alargar tanto quanto possível o seu número. No que diz respeito ao ensino agrícola, a situação não se modificou sensivelmente em 1960.

No quadro a seguir discriminam-se as dotações do ensino técnico, médio e elementar:

Apenas se nota a mais a verba de 400 contos destinada à Escola Agrícola de Mirandela, mas houve reforço nas dotações de outras escolas e, em especial, nas dos industriais.

Escolas industriais e comerciais O maior número das escolas industriais e comerciais, e sua frequência, impuseram a necessidade do reforço de verbas, tanto em pessoal como em material e encargos. Até agora tem-se acentuado muito o reforço da verba de pessoal, acompanhado, embora limitadamente, por maiores dotações em material e encargos. Parece haver conveniência em reforçar mais generosamente estas dotações, e em especial as que se referem ao treino oficinal e laboratorial, que é indispensável.

Discriminadas por classes orçamentais, as despesas das escolas industriais e comerciais foram as seguintes, em 1960:

Ao acréscimo- de 30 214 contos em 1959 seguiu-se agora o de 16 293 contos, que dá para os dois últimos(...)