As despesas ordinárias desta Direcção-Geral somaram 78 255 contos, mais 4694 contos do que em 1959. O acréscimo de despesa teve lugar quase todo na verba de pessoal. Esta dotação tem aumentado constantemente, até atingir o seu valor máximo em 1960, com 43 127 contos.

A seguir discriminam-se as despesas:

Nota-se que as duas despesas de maior relevo são as de pessoal e pagamento de serviços e encargos.

Vale a pena examiná-las: A grande verba desta rubrica tem sido a do pessoal dos quadros. Era de 22 978 contos em 1958 e passou para 35 320 contos em 1960. Houve diminuições muito ligeiras no pessoal contratado e assalariado, como se verifica a seguir:

Reforço de certo relevo deu-se nas ajudas de custo que aumentaram para 2871 contos, contra 2292 contos em 1959 e 1962 contos em 1958.

O acréscimo das dotações de pessoal, incluindo as de ajudas de custo, parece dever melhorar a assistência-técnica ao agricultor.

A agricultura atravessa uma crise, que se torna cada vez mais assustadora. Embora as suas causas não provenham apenas de insuficiências culturais, a baixa produtividade é também uma delas. Estes serviços podem desempenhar papel muito valioso na melhoria dos processos de cultivo, ainda infelizmente muito atrasados em diversas zonas do País.

O grau de cultura da maior parte da população rural, o seu apego à tradição, as angústias de desenganos do que se convenciona algumas vezes atribuir a «anos maus», tornam-na céptica perante novos métodos ou preços de cultivo, e até sobre as rotações culturais e uso de novas sementes ou de novos produtos.

Sem a prova evidente do êxito dos métodos aconselhados, o agricultor é habitualmente refractário a alterações profundas na exploração, e daí uma das dificuldades da introdução de novas técnicas.

A experimentação à vista de todos parece ser a única forma de melhorar o rendimento agrícola, mas os campos experimentais têm de ter um sentido prático que mostre claramente a economia de novas culturas ou de novos processos. Até em casos simples, do conhecimento do relator, como, por exemplo, no uso de nitreiras, que tão benéficos efeitos pode trazer à exploração agrícola, se exige a demonstração prática da sua utilidade e valor económico, tal o grau de cepticismo do agricultor. O aumento de 329 contos derivou em grande parte da conservação de imóveis (mais 200 contos do que em 1959).

Outras verbas constam do quadro seguinte:

Serviços e encargos A despesa elevou-se a 29 414 contos, mais 982 contos do que em 1959. Algumas dotações podem ter grande influência, como a das construções de silos e nitreiras, que parecem não ter tido grande interesse ou procura, visto as verbas se manterem em níveis semelhantes, todos os anos. Em 1960 a verba diminui 123 contos, para 974 contos.

Os encargos repartem-se como segue.