Não houve alterações sensíveis nos gastos das Bolsas de Mercadorias de Lisboa e Porto.

Intendência-Geral doas Abastecimentos O dispêndio de 18 613 contos desta Intendência é relativamente alto e deve-se à fiscalização, como adiante se nota:

Contos

O aumento verificado teve lugar na fiscalização. Já se verificou acima que correspondem, na despesa ordinária de todo o Ministério, 44 682 contos aos serviços relacionados com a indústria.

Dar-se-ão a seguir algumas indicações sobre alguns desses serviços. Diminuiu para 19 212 contos a despesa desta Direcção-Geral. A quebra foi devida a menores gastos na investigação aplicada e baixa apreciável nas despesas de fomento mineiro, ambas no orçamento das despesas extraordinárias.

O desdobramento pode ter a forma que segue: O acréscimo dá ordem dos 19 coutos na despesa ordinária não tem significado.

A seguir desdobram-se as dotações:

Contos

Continuam os trabalhos de pormenor da carta geológica que têm sido regularmente executados, sendo vantajoso que prossiga este trabalho de grande alcance. Com a criação do Instituto Nacional de Investigação Industrial completou-se a acção desta Direcção-Geral.

As suas despesas foram sensivelmente idênticas às de 1959 e desdobram-se como segue:

Do ponto de vista orçamental a vida da Direcção-Geral manteve-se no ritmo do ano anterior. A despesa ordinária deste Instituto elevou-se 4190 contos, discriminados adiante:

Contos

Encargos:

Material de instalação ......1 901

Total ......... 4 190

O Instituto recentemente criado teve a despesa ordinária de 3783 contos em 1959. A pequena diferença de 10 contos verificada nestes serviços derivou de maior despesa nos encargos, como pode ler-se a seguir:

Contos

A verba gasta por força de despesas extraordinárias na pequena distribuição de electricidade foi de 21 260 contos. Haviam sido orçamentados 33 330 contos. Um pequeno aumento em relação a 1959 elevou a despesa desta Direcção-Geral para 8263 contos, que se repartem por várias rubricas.