automóveis pesados subiu relativamente pouco: de 19 228 para 23 768 unidades.

Estas cifras mostram o frenesim automobilístico dos últimos tempos. Nada haveria a dizer sobre este anseio de melhor vida - se é melhor vida ter um automóvel - desde que os rendimentos, traduzidos em níveis e índices, tivessem repercussão idêntica, ou ainda se o trabalho interno, quer para consumo, quer para exportação, comportasse a utilização de grandes somas em importações e combustíveis. O distrito de Lisboa, como é de esperar, vem a cabeça do rol que dá o número de unidades, e a sua proeminência ainda se acentuou em 1960.

A seguir publica-se a distribuição geográfica dos automóveis ligeiros e pesados:

Num total de 184 207 automóveis ligeiros pertencem 74 965 a Lisboa, ou cerca de 40 por cento. Se forem incluídos os automóveis pesados, o número relativo a Lisboa eleva-se para 81 389 em unidades. Considerando todos os veículos motorizados, o número dos matriculados em fins de Dezembro de 1960 atingia 304 906, distribuídos como segue:

(a) Nos tractores há a distinguir 1115 tractores agrícolas.

O maior número refere-se a automóveis ligeiros e de carga. A cifra total em igual dia do ano anterior era de 280 031 unidades. O aumentado número de unidades em 1959 foi de 27 402. Desceu para 24 875 em 1960.

Os acréscimos foram menores nos automóveis e nos motociclos, e maiores nos tractores, reboques e semi-reboques, o que parece ser vantajoso e indicativo de progresso.

Sem pretender tirar ilações do que se vai escrever, podem calcular-se cifras relacionados com a população.

O censo de 1960 dá 9 130 410 habitantes ao País. As cifras indicam 1 veículo motorizado por 30 habitantes.

Se forem apenas considerados os automóveis ligeiros e pesados o número de habitantes por veículo matriculado é de menos de 36.

Importação de automóveis e tractores Já se mencionou o interesse da circulação rodoviária na balança de pagamentos, quer através do custo dos veículos importados, quer através do combustível.

No quadro seguinte indica-se o aumento verificado na importação de automóveis e tractores e o seu custo: