Contos
A diferença para mais entre os dois anos de 1959 e 1960 foi de 19 055 contos. Destes, 18 147 contos pertencem ao Fundo Especial de Transportes Terrestres.
A seguir discriminam-se aã despesas ordinárias dos serviços próprios por classes orçamentais:
A pequena diferença para mais de 924 contos teve lugar essencialmente em material. Depois do acréscimo em 1959, examinado no parecer desse ano, deu-se pequena alteração em pessoal.
As receitas da empresa concessionária elevaram-se a 709 383 contos, um pouco além das de 1959 (mais 25 321 contos).
Aumentaram as de passageiros; as de mercadorias conservaram-se estacionárias, assim se pode dizer. Até diminuíram, se forem considerados o ano de 1955 e o de 1958. Esta estagnação das receitas reflecte, por um lado, a concorrência da camionagem, e, por outro lado, o fraco desenvolvimento económico de muitas zonas servidas.
O problema dos transportes arrasta-se há muitos anos, sem que se procure, já não se dia resolvê-lo, mas pelo menos atenuar a pesada influência que tem nas Contas.
Essa influência exerce-se através do Fundo Especial de Transportes Terrestres.
Receitas do Fundo
Discriminam-se como segue:
Contos
Imposto ferroviário .......... 50 640
Taxa de compensação .......... 90 783
Entregas do Tesouro ...........80 000
As receitas provêm em grande parte dos encargos da camionagem. A parcela da do imposto ferroviário que compete à empresa concessionária não é recebida, mas contabilizada como seu débito.
Receitas diversas são os saldos de exercícios findos.
Não obstante a elevada cifra das receitas (208 147 contos em 1960), ainda o Estado entregou ao Fundo 80 000 contos para ocorrer às despesas da empresa concessionária.
Contos
Serviços e encargos ..... 259 700
Como se verifica, a receita mais sensível é a de serviços e encargos, que diz respeito aos subsídios da concessão dos caminhos de ferro.
No quadro a seguir vão os gastos de 1960:
(a) No estudo da ligação ferroviária e rodoviária de Lisboa com a margem sul do Tejo gastaram-se até ao fim de 1959 cerca da 1144 contos.