ordinária foi da ordem dos 7978 contos e a extraordinária atingiu 44 890 contos. A seguir indicam-se uma e outra:

O acréscimo das despesas ordinárias reparte-se por diversos sectores, mas foi mais pronunciado nos serviços centrais. O desdobramento da despesa dos serviços centrais consta dos números que seguem:

Contos

Ainda se nota que a maior verba descrita no orçamento dos serviços centrais se refere a encargos de subsídios, com o dispêndio de 17 784 contos em 1960.

Desta quantia 15 724 contos referem-se a subsídios a carreiras aéreas, que se cifravam o ano passado em 15 000 contos. A verba necessária para perfazer os 17 784 contos referidos diz respeito a diversas outras despesas, incluindo subsídios a cofres de organizações estrangeiras relacionadas com a aviação.

Os auxílios do Estado à aviação civil, por entrega de subsídios para carreiras aéreas, podem avaliar-se nos números que seguem:

Contos

"Contrôle" regional Para este efeito destinaram-se 22 884 contos, um pouco menos que o ano passado, e que se despenderam na forma adiante mencionada:

Contos

A diferença para menos teve lugar na verba de pessoal. As outras aumentaram, embora pouco. Também na despesa ordinária dos aeroportos se regista uma pequena economia, da ordem dos 616 contos, como se verifica na discriminação seguinte:

A menor valia, de cerca de 1000 contos em material, repartiu-se pelas outras duas classes que tiveram aumentos. Há ainda a considerar no Ministério das Comunicações outras despesas, como as dos serviços meteorológicos (13 677 contos), que reduziram ligeiramente os seus gastos, os portos de Lisboa, Douro e Leixões, que serão examinados mais adiante, a Junta Central dos Portos e a Junta Autónoma dos Portos, esta última formada pelos portos secundários, com a despesa total de 28 157 contos. Também adiante se analisarão as contas e actividades dos correios, telégrafos e telefones. A seguir discrimina-se a despesa total do Ministério:

Contos

Despesa extraordinária:

Administração dos Portos do

Nota-se, que o grande aumento da despesa extraordinária teve lugar na construção de aeroportos. O ano passado a verba destinada a este fim elevava-se a 87 305 contos, que foi reforçada para 132 195 contos. Refere-se quase inteiramente ao alargamento do aeroporto de Lisboa.

Correios, telégrafos e telefones No conjunto das actividades da Administração-Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones as comunicações telefónicas têm relevo especial.

Ainda se está longe da posição da generalidade dos países europeus. E não resta dúvida de que, se é certo que os meios de circulação de pessoas e bens facilitam mais rápido progresso económico e intelectual, também