é certo que a eficiência desses mesmos meios, em certo momento é um índice do estado de evolução de um povo. A distribuição de postos, neste sector da vida nacional, em relação a 1959, era a seguinte no quadro da densidade telefónica europeia:

por 100 habitantes

Alemanha Ocidental .................... 10,1

As cifras indicam o atraso do País nesta matéria. Quanto a vias postais é possível que ainda se esteja na fase do seu desenvolvimento.

Urge, pois, estimular, na medida do possível, o alargamento da rede de comunicações tendo sempre em conta os progressos técnicos, que neste aspecto são rápidos.

No parecer do ano passado escrevia-se o seguinte:

Mesmo para o modesto desenvolvimento da rede telefónica que permitisse dispor de 5,7 postos por 100 habitantes seria preciso despender nos seis anos que vão de 1959 a 1964 - duração do II Plano de Fomento - a verba de 1 320 000 contos. No entanto a importância votada não foi além de 700 000 contos, o que obrigou à redução do investimento anual de 220 000 contos para menos de 120 000 contos.

As fontes financeiras previstas para esse plano são constituídas por autofinanciamento em quase um terço, o que denota o elevado quantitativo das reservas acumuladas para fins de reintegração do material.

E como se verá mais adiante, é decisiva a influência da exploração telefónica nos resultados finai» da Administração-Geral.

As receitas e despesas num longo período de tempo constam do quadro seguinte:

Tratando-se de uma exploração económica, baseada em imobilizações avultadas, o problema das reintegrações ocupa um lugar de relevo no apuramento dos resultados. Na verdade, o cômputo das despesas implica um critério na avaliação das amortizações que, se não for cauteloso, pode conduzir a saldos fora das realidades, ou por excessiva demora na reintegração, ou por demasiada rapidez. Também é tecnicamente fácil ficarem por contabilizar alguns encargos, o que desvirtuaria os verdadeiros resultados. Não se põe, porém, tal possibilidade na prática da Administração-Geral.

Desde 1933 que só escassamente os resultados não são positivos; é certo que em alguns anos é tão diminuta a sobra que qualquer pequena verba a cobriria: em 1949, por exemplo, foi apenas de 70 contos, num total superior a 348 000 contos, como em 1951 foi de 83 contos para um total de 400 000 contos.

Receitas De 1951 a 1960 as receitas evoluíram do modo seguinte, com base em 1938 e em relação ao ano antecedente.

Se considerarmos o elevado custo dos equipamentos actuais e, ainda, as progressivas exigências dos utentes, verifica-se ser morosa a evolução das receitas. Aliás, já antes se indicaram os lentos progressos na instalação de postos telefónicos.