correios estrangeiros; também, como se disse em pareceres anteriores, não tem agora grande significado esse acréscimo, pois as respectivas cobranças dependem da oportunidade da sua realização. As receitas neste serviço tiveram um acréscimo superior a 22 por cento de 1969 para 1960: de 49 072 contos subiram para 60 090 contos. Foi na rubrica de telegrafia e radiotelografia internacionais que se fez sentir mais o aumento (9930 contos, ou sejam 32 por cento). Mas também aqui há que ter em conta a irregularidade nas cobranças.

O serviço telex teve uma considerável comparticipação no desenvolvimento das receitas de 1959 para 1960: dentro do País subiu de 1726 contos para 2667 contos é no movimento internacional de 4747 contos para 5869 contos.

O conjunto das receitas telegráficas vê-se no quadro que segue: A exploração telefónica continua a ter no serviço internacional, a sua mais acentuada expansão, embora constitua a mais pequena verba das receitas, como se vê no quadro que segue:

Como já foi dito, embora sensível, é lenta a evolução deste sector quanto ao número de postos instalados em confronto com o que se passa noutros países. E note-se que o número de requisições pendentes vem aumentando fortemente no sector dos GTT e vem diminuindo no sector da ATP. A utilização da via telefónica está a entrar nos hábitos fora dos grandes centros e torna-se necessário não entravar esse crescimento natural.

O quadro seguinte, que abrange os dois últimos anos, dá nota de como se torna urgente encontrar os meios de acompanhar os pedidos de instalação de postos:

Quer dizer: na rede dos CTT o número de postos instalados em cada ano não esgota os pedidos que transitam do ano anterior, o que denota sucessivo agravamento no atraso das instalações. Na rede da APT o fenómeno é inverso, o que também inversamente pode significar aceleração quanto ao prazo para serem atendidos os pedidos. Já não falando no aumento de pedidos dentro do ano, verifica-se que a Administração-Geral apenas atendeu, em 1960, 64 por cento dos pedidos que já vinham do ano antecedente. Assim, enquanto para 1960 haviam transitado 12 975 pedidos, para 1961 transitaram 14 462. Se não for acelerado o ritmo de instalação dos postos requisitados ir-se-ão acumulando as requisições com prejuízo para as actividades nacionais.

A evolução dos postos telefónicos existentes é dada pelo quadro seguinte: Nos últimos cinco anos as despesas foram as mencionadas a seguir: