De 1959 para 1960, a verba de juros e amortizações aumentou 3106 contos, quando de 1958 para 1909 descera 22 733 contos. Os 39 830 contos gastos no pagamento de encargos financeiros tiveram o seguinte destino:

Contos

Anuidade de amortização da 2.º série do empréstimo da

Juros correspondentes ao saldo em dívida 11 495 Reembolso ao fundo de reserva das importâncias por este adiantadas por empréstimo ao fundo de 1.º estabelecimento, nos termos do Decreto-Lei n.º 37 651 ..........445

Total ........39 830

O aumento deve-se, essencialmente, a um novo empréstimo concedido pela Caixa Geral de Depósitos.

Resultados das explorações 0s resultados das explorações dos vários sectores dependem, naturalmente, das tarifas cobradas, das despesas directas e da quota-parte nos encargos gerais. Não pode deixar de haver certa arbitrariedade na distribuição destes encargos gerais, e, consequentemente, os resultados apurados não deixam de vir influenciados pelo critério usado. Mas também tem de obedecer a mero critério administrativo a distribuição de receitas não provenientes de explorações, como as de radioelectricidade, anúncios e venda de publicações e outras. Por outro lado, não pode deixar de haver certo critério administrativo na fixação das próprias tarifas. Embora tratando-se de uma exploração industrial do Estado, nada obriga a que as tarifas não sigam as inflexões da procura, sem ligação rígida com o apuramento dos custos. Aliás, recrutando-se os utentes de tal serviço entre nacionais e estrangeiros, nada justificaria que os preços do serviço prestado se contivessem nos limites dos gastos.

Há razões que podem levar a Administração a uma fixação de tarifas que nada tenham com o custo de exploração; há motivos que levem a um preço mais alto do que o de custo, como os há que justifiquem o preço mais baixo.

Daí não ser totalmente válida uma interpretação quantitativa do resultado de cada uma das explorações; outras causas precisariam de ser tidas em conta.

No entanto, sempre apresenta interesse a apreciação dos resultados de cada sector, na medida em que permite o confronto através do tempo, desde que o critério não tenha sofrido modificação sensível.

Feita a discriminação da receita e da despesa totais por cada uma das explorações chegou-se aos resultados que seguem (em contos).

Mas estes resultados alteram-se profundamente se forem introduzidas correcções como as que resultariam da integração no fundo de reserva da anuidade de renovação do material e instalação e do reembolso da importância que o Fundo emprestou para autofinanciamento.

Pontes de financiamento

O total investido em 1.º estabelecimento - 1722 610 contos - teve as seguintes origens:

Contos

Empréstimo do II Plano de Fomento (Decreto-Lei n.º 42 485) ..... 160 000

Vê-se, pois, que a verba global se divide, em duas partes quase iguais, por empréstimos e por autofinanciamento. Quer dizer que as reservas acumuladas em gerências, consecutivas são inferiores às necessárias para que os serviços se bastassem a si próprios no movimento normal de renovação e de adaptação às novas exigências. O fundo de 1.º estabelecimento - cujo