saldo desceu de 60 056 contos, em 31 de Dezembro de 1959, para 39 443 contos, em 31 de Dezembro de 1960 - não suporta, só por si, os investimentos; ele tem de ser abastecido, em grande parte, por empréstimos. Em 1960 a posição era a seguinte:

Contos

Fundo de reserva ........ 53 900

133 975

A representação do fundo de reserva, nos três últimos anos, é dada do modo seguinte, em contos:

Esta incapacidade das reservas para satisfazerem os encargos efectivos pode não vir à superfície enquanto as reintegrações do material não forem feitas nas condições tecnicamente aconselháveis, mas apenas na medida em que os resultados o consintam; assim, o saldo de gerência, de 40 434 contos, apurado em 31 de Dezembro de 1960, não tem significado, pois não representa um resultado efectivo, mas sim um apuramento contabilístico.

Administração-Geral do Porto de Lisboa No parecer do ano anterior foi apresentada, ainda que sucintamente, a posição do porto de Lisboa no conjunto do movimento dos portos do continente e ilhas. As condições de base mantêm-se as mesmas e, por isso, não se verificou alteração sensível no ano de 1960.

Mas a excessiva concentração, em Lisboa, da actividade portuária não pode, de modo algum, ser conveniente e representa um índice seguro da fraca descentralização da economia de produção.

Receitas Subiu 20 000 contos o conjunto das receitas, de 1959 para 1960, como se vê do quadro seguinte:

A mudança de nomenclatura orçamental impede o confronto do desdobramento das receitas de 1960 com as dos anos antecedentes. É sempre difícil, na verdade, conciliar o interesse que há no confronto das verbas despendidas nos vários anos com o interesse de maior, perfeição das classificações, adaptando-as às novas exigências dos serviços. Mas deve, naturalmente, evitar-se uma alteração em nomenclaturas sem que uma forte razão a imponha. No entanto, a Administração-Geral forneceu elementos que permitem o confronto com os anos anteriores, embora já fora da sua escrita. Esta prática é de louvar, ainda que ela se verifique durante alguns anos apenas, ao menos até que se tenha formado suficiente matéria para confronto: talvez cinco anos.