Despesas extraordinárias Tão alta utilização de empréstimos foi exigida pelo grande volume das despesas extraordinárias, que atingiram 3 558 300 contos. E a soma mais elevada até hoje, com tendência para subir nos próximos anos, quer se considere em preços correntes, quer em termos constantes, como se deduz dos números que seguem:

Ao examinar adiante as despesas extraordinárias por Ministérios e por utilizações, se verificarão as causas de tão grande aumento, que necessita de ser estudado, porque, na verdade, exerce pressão sobre os parcos meios financeiros nacionais.

As despesas extraordinárias em 1960 No quadro a seguir indicam-se as despesas extraordinárias do Plano de Fomento, num total de 1 804 004 contos, e as quantias que se gastaram em outros fins, que somaram 1 754 314 contos:

As cifras são sensivelmente iguais. O Plano de Fomento utilizou 50,7 por cento, como se deduz das cifras que seguem.

Nota-se o acréscimo progressivo das despesas do Estado na execução do Plano de Fomento.

A não ser revisto este Plano, ainda se há-de acentuar a influência do Tesouro no seu financiamento.

Despesas orçamentadas e pagas por serviços A despesa total, de 3 558 319 contos, foi utilizada por todos os Ministérios, como se verifica num quadro que dá a sua discriminação:

Os encargos gerais da Nação, que hoje concentram todas as despesas com a defesa nacional, e os Ministérios do Ultramar e o das Obras Públicas, consumiram cada um mais de 900 000 contos.

As necessidades da defesa nacional e do ultramar obrigaram a dispêndios elevados e avolumaram muito as exigências orçamentais. A situação internacional poderá requerer ainda maiores consumos nos anos próximos.

Origem das receitas que pagaram as despesas extraordinárias Tendo em conta a conjuntura financeira, tornou-se inevitável o recurso ao empréstimo por quantias volumosas. De um lado, a execução de um plano de fomento que, já de si, era ambicioso em matéria de gastos; de outro lado, exigências prementes da defesa nacional.

Nos 1 479 113 contos que no quadro a seguir se indicam como originados em empréstimos não se incluem 80 000 contos, também de empréstimos, destinados a auxiliar Angola o Moçambique: