levada a compra de acções e obrigações de empresas destinadas à execução do Plano de Fomento. Julga-se que os investimentos se fizeram em títulos negociáveis e reembolsáveis. Talvez pudessem, pois, caber na rubrica de empréstimos.

Outras receitas extraordinárias As receitas extraordinárias que liquidaram outras despesas extraordinárias tiveram a origem seguinte:

Contos

Fundo de contrapartida do Plano Marshall ............... 2 000

Venda de títulos em carteira para concessão às províncias ultramarinas de Angola e Moçambique ....... 80 000

Estas receitas utilizaram-se nos seguintes objectivos:

Contos

Empréstimos e subsídios concedidos às províncias

Equipamento industrial militar ......................... 2 000

As promissórias do fomento nacional, emitidas no valor de 350 000 contos, já aparecem englobadas acima na rubrica "Empréstimos". Serviram para facilitar empréstimos e subsídios às províncias ultramarinas, assim como os 80 000 contos da venda de títulos em carteira, tudo no total de 430 000 contos. As outras verbas falam por si.

Plano de Fomento Não é possível nem necessário escrever uma larga resenha sobre o II Plano de Fomento, em execução desde 1959. O relatório da sua execução nos primeiros dois anos dá nota das operações efectuadas, do seu progresso e das origens dos financiamentos. A Conta Geral indica que a comparticipação do Estado nas verbas orçamentadas, e pagas foi a seguinte nos dois anos:

Há, por consequência, uma diferença para menos de 443 157 contos.

No parecer de 1959 indicaram-se as verbas orçamentadas e pagas naquele ano, discriminadas por cada um dos empreendimentos.

Nos dois anos, como mostram as cifras, os pagamentos atrasaram-se cerca de 14,3 por cento em relação ao previsto. Dada a natureza dos empreendimentos e a pouca preparação de certos serviços, o atraso não parece ser grande.

Deve notar-se que possivelmente alguns dos organismos encarregados das obras não as liquidaram no total, ou por estarem em curso ou por esperarem ocasião para serem postas em praça. Em 1960 a execução do II Plano de Fomento ressalta do quadro seguinte: