Os atrasos de maior vulto verificam-se na hidráulica agrícola, no abastecimento de água às populações, na viação rural, nos portos, na electricidade e nos portos do Douro e Leixões. Nalgumas destas empresas as diferenças para menos entre o orçamentado e o pago são da ordem de 50 por cento, ou mais.

O relatório acima referido explica as causas dos atrasos nas empresas citadas. O exame das contas pública de 1960 revela alguns factos dignos de interesse.

Em primeiro lugar, as receitas e despesas ordinárias subiram muito em relação aos anos anteriores, devido essencialmente ao grande acréscimo das despesas extraordinárias. Como o volume das receitas ordinárias não flectiu e antes se acentuou o aumento, e como além disso se contiveram dentro de limites menos acentuados as despesas ordinárias, tornou-se possível um volume do excesso de receitas ordinárias que permitiu neutralizar parcialmente o grande aumento das despesas extraordinárias. Os números seguintes definem os acontecimentos orçamentais em 1960:

O saldo fixou-se em 68 428 contos, números redondos. Comparando as diferenças entre as receitas e despesas ordinárias e idênticas extraordinárias, obtêm-se as cifras que seguem:

contos

A grande diferença para menos nas receitas extraordinárias foi coberta pela grande diferença para mais nas receitas ordinárias sobre idênticas despesas.

Deve notar-se, porém, que o recurso ao empréstimo englobado nas receitas extraordinárias foi muito grande, como se verificou acima.

Saldos de anos económicos findos Com a despesa extraordinária de 150 000 contos, os saldos disponíveis reduziram-se para 489 000 contos, números redondos.

Esta conta há dezasseis anos apresentava disponibilidades de cerca de 717 000 contos. De então para cá o emprego de saldos reduziu-a sucessivamente até à cifra acima indicada. Os saldos ultimamente têm sido mantidos a um nível baixo.

Os excessos de receitas ordinárias que os podiam avolumar têm liquidado despesas extraordinárias.

No mapa que a seguir se publica dá-se o movimento da conta dos saldos de anos económicos findos, com a indicação da soma depositada nas operações de tesouraria:

Nota. - Este quadro não inclui reposições, no valor de 18 000 contos, feitas na conta dos saldos.